Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/9521
Type: doctoralThesis
Title: Processos criativos e valorização da cultura: possibilidades de aprender com modelagem
Author(s): Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Advisor: Lima, Valderez Marina do Rosário
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2016
Keywords: CRIATIVIDADE
APRENDIZAGEM
CULTURA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Abstract: This research aimed to understand in which ways people express their creative processes, comparatively analyzing the nexus to mathematical modeling. It was observed - through interviews with ten professionals collaborating with this research: a carnivalesque, a costume designer, a sculptor, a choreographer, a composer, a designer ―nail art‖, an architect, a fashion designer, a researcher in the field of humanities and researcher in the field of exact sciences -that their creative procedures are closely linked. It was found ways to apply mathematical modeling as a teaching practice through "learn with modeling," in the quest for developing creativity and communication with different groups in order to enrich student's culture and environment. The applied methodology in this research was ―Educational Research Mapping‖ (Biembengut, 2008), which was divided into four steps: 1) Identification Map - which contains the research goals, justification and methodological procedures; 2) Theoretical Map - the research theoretical foundation presenting basic concepts and definitions about mental models, mathematical modeling and creative processes; 3) Field Map - reporting the work done, professionals interviewed narratives and data collected through observations, 4) Analysis Map - in which data is interpreted, showing how research general and specific objectives were achieved. The results present the following categories: Intention - theme selection and development; Projection - familiarization with the subject, searching for support - when the first mental models begin to emerge in creator‘s mind; Creation - development of the first sketches and further creation of the 'product'/model; Production – model validation and evaluation. By means of the overall analysis and conclusions from this research, it is suggested ways to apply "learning with modeling" as a didactic alternative for all grades and field.
Nesta pesquisa, procurou-se compreender as formas como se expressam as pessoas durante processos criativos, analisando suas relações e comparando-as aos procedimentos de modelagem matemática. Constatou-se, por meio de entrevistas com 10 pessoas colaboradoras desta pesquisa − carnavalesco, figurinista, escultor, coreógrafo, compositor, designer de unhas artísticas, arquiteta, modista, pesquisador da área de ciências humanas e pesquisador da área de ciências exatas −, que estes procedimentos possuem estreita ligação. Indicou-se ainda caminhos para utilizar como prática pedagógica a modelagem matemática por meio do “aprender com modelagem”, na busca por desenvolver a criatividade e comunicação com diferentes grupos, no intuito de valorar a cultura do estudante e de seu entorno. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o mapeamento da pesquisa educacional, conforme Biembengut (2008). Este trabalho está dividido em quatro etapas: 1) Mapa de Identificação, em que constam os objetivos desta pesquisa, bem como justificativas e procedimentos metodológicos; 2) Mapa Teórico, em que se fundamenta a pesquisa por meio de teorias e definições acerca de modelos mentais, modelagem matemática e processos criativos; 3) Mapa de Campo, na qual se relata o trabalho realizado e as narrativas dos profissionais entrevistados, e na qual os dados, coletados por meio de observações e entrevistas, foram explicitados; 4) Mapa de Análise, na qual esses dados foram interpretados, mostrando que os objetivos geral e específico, previamente estabelecidos, foram alcançados. Como resultados apresentam-se as categorias: Intenção – momento em que há a escolha da temática a ser desenvolvida; Projeção – familiarização com o assunto, busca por subsídios, quando os primeiros modelos mentais começam a emergir na mente do criador; Criação – elaboração dos primeiros esboços e, posteriormente, criação, propriamente dita, do ‗produto‘ e/ou modelo; e Produto – momento em que ocorre a validação e avaliação do modelo criado. Considerações e recomendações acerca da educação sugerem maneiras de utilizar o “aprender com modelagem” como alternativa pedagógica para qualquer ano de escolarização e em qualquer disciplina.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9521
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