Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/9830
Tipo: masterThesis
Título: As contribuições de um projeto empreendedor para um grupo de estudantes do ensino médio politécnico
Autor(es): Souza, Paulo Sérgio Souza de
Orientador: Gessinger, Rosana Maria
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: MÉTODO DE PROJETO NO ENSINO
ENSINO MÉDIO - BRASIL
EMPREENDEDORISMO
EDUCAÇÃO
Resumen: A presente dissertação apresenta as etapas e os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, que buscou avaliar como um Projeto sobre Empreendedorismo pode contribuir para a formação de um grupo de estudantes do Ensino Médio Politécnico. Participaram da pesquisa 25 estudantes do ensino médio politécnico de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado. Também foram coletadas as produções realizadas pelos sujeitos para a conclusão do projeto. Para a realização da análise dos dados, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da análise são apresentados em quatro categorias, quais sejam: percepções dos sujeitos com relação ao Projeto Empreendedorismo, conhecimentos mobilizados e construídos pelos estudantes, atitudes desenvolvidas por meio do Projeto Empreendedorismo e as relações estabelecidas por meio do Projeto Empreendedorismo. A primeira categoria evidenciou que o projeto era visto por eles como algo desafiador, que exigiu um maior comprometimento e mais responsabilidades e, ainda, o reconhecimento dos estudantes de que o projeto desencadeou importantes aprendizagens.A segunda categoria evidenciou os conteúdos conceituais e procedimentais que estiveram presentes nas atividades desenvolvidas pelos estudantes. A terceira categoria evidenciou a presença dos conteúdos atitudinais, desenvolvidos pelos estudantes por meio de suas atitudes e as capacidades manifestadas pelos estudantes em suas produções. A quarta categoria evidenciou as relações entre os estudantes, as diferenças de ideias, o trabalho em equipe e, as relações entre o professor e os estudantes. O Projeto Empreendedorismo contribuiu para a formação dos estudantes, mobilizando e construindo conhecimentos ao integrar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em diferentes atividades, contextualizadas com o tema empreendedorismo.
This thesis presents the stages and results of a qualitative case study research, which aimed at evaluating how a Project on Entrepreneurship may contribute to the formation of a group of Polytechnic High School students. The research comprised 25 polytechnic high school students from a state school in Rio Grande do Sul, Brazil. Data were collected via a semi-structured questionnaire. The productions carried out by the research subjects for the project conclusion were also collected. “Discursive Textual Analysis” was used to analyze data. The analysis results are presented in four categories: the subjects’ perceptions regarding the Entrepreneurship Project, knowledge mobilized and built by the students, attitudes developed via the Entrepreneurship Project, and relationships established via the Entrepreneurship Project. The first category evinced that the subjects saw the project as a challenge, that the project demanded more commitment and more responsibilities, and the students’ acknowledgement that the project promoted important learning. The second category revealed the conceptual and procedural contents which were present in the activities carried out by the students. The third category showed the presence of attitudinal contents developed by the students via their attitudes, as well as the capabilities manifested by the students their productions. The fourth category revealed the relationships among the students, the differences of ideas, teamwork, and the relationships between the teacher and the students. The thesis concludes that the Entrepreneurship Project contributed to the students’ formation, mobilizing and building knowledge by integrating conceptual, procedural and attitudinal contents in different activities, which were contextualized via the theme of entrepreneurship.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9830
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000482774-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,38 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.