Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/9941
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dc.contributor.advisorFernandes, Cleoni Maria Barboza
dc.contributor.authorCasaletti, Bárbara Burgardt
dc.date.accessioned2017-03-28T12:04:35Z-
dc.date.available2017-03-28T12:04:35Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/9941-
dc.description.abstractEsta tese foi elaborada na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e investigou como está sendo realizada a avaliação das ações de formação e aperfeiçoamento em um contexto de educação corporativa. Sua construção inspira-se no contido em Resoluções do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, que tratam da política nacional de formação e aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário, bem como da política nacional de educação para servidores da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. No processo de coleta de dados, foi utilizada a entrevista, que, de acordo com Severino (2013), proporciona uma interação entre pesquisador e pesquisado. Os respondentes foram escolhidos intencionalmente dentro do universo investigado e a abordagem do presente estudo foi qualitativa, onde as respostas às questões das entrevistas (semiestruturadas) e os demais dados coletados foram submetidos à análise textual discursiva, nos termos propostos por Moraes e Galliazzi (2011), onde foram previamente definidas as seguintes categorias: 1ª) avaliação de reação; 2ª) avaliação de aprendizagem; 3ª) avaliação de aplicação; 4ª) avaliação de resultado. Referidas categorias foram escolhidas em função do teor das Resoluções antes mencionadas, onde existe a previsão de que as “ações de formação e aperfeiçoamento sejam avaliadas, sempre que possível, pelos órgãos do Poder Judiciário, para orientar novas tomadas de decisões e observada a especificidade da ação formativa, em quatro dimensões: reação, aprendizagem, aplicação e resultado” (Resolução CNJ nº 192/2014 e Resolução CSJT nº 159/2015).Além disso, os estudos de Kirkpatrick & Kirkpatrick (2010a; 2010b) também foram considerados. A narrativa como método foi assumida, nos termos propostos por Clandinin e Connelly (2000), onde a temporalidade e as histórias vividas e narradas são observadas.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis was elaborated in the research line Education, Policies and Practices in Education of the Program of Post-Graduation in Education of PUCRS and investigated how the evaluation of training and improvement actions in a corporate education context is being carried out. Its construction is inspired by the Resolutions of the National Council of Justice – CNJ – and the Superior Council of Labor Justice - CSJT, which deal with the national policy of training and perfecting the servants of the Judiciary, as well as the national policy of education for servers of Labor Justice of first and second degree. In the process of data collection, the interview was used, which, according to Severino (2013), provides an interaction between the researcher and his interlocutors. The respondents were chosen intentionally within the universe investigated and the approach of the interviews (semi-structured) and the other data collected were submitted to discursive textual analysis, according to terms proposed by Moraes and Galliazzi (2011), the following categories being previously defined were: 1ª) assessment and reaction; 2ª) learning assessment; 3ª) application assessment; 4ª) outcome assessment. Those categories were chosen according to the content of the aforementioned Resolutions, where it is expected that “training and improvement actions will be evaluated, whenever possible, by the organs of the judiciary, to guide new decision-making and the specificity of the Formative action in four dimensions: reaction, learning, application and outcome” (Resolution CNJ nº 192/2014 and Resolution CSJT nº 159/2015). In addition, the studies of Kirkpatrick and Kirkpatrick (2010a, 2010b) were also considered. The narrative as method was assumed, in the terms proposed by Clandinin and Connelly (2000), where the temporality and the stories lived and narrated are considered.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO CORPORATIVApt_BR
dc.subjectFUNCIONÁRIOS PÚBLICOSpt_BR
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleAvaliação formativa em um contexto de educação corporativa: uma narrativa com enfoque pedagógicopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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