Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24568
Type: masterThesis
Title: Educação e classe: uma análise sobre as percepções ambientais dos brasileiros
Author(s): Mendonça, Cássio Gonçalves
Advisor: Mattos, Ely José de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Issue Date: 2022
Keywords: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE
ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO
ECONOMIA
Abstract: A busca por uma sociedade sustentável passa pelo reconhecimento dos problemas ambientais e a reorganização de hábitos e comportamentos pró-ambientais. As mudanças climáticas afetam pessoas de todas as classes sociais e de diferentes níveis de instrução. Frente esse cenário, o presente estudo tem por objetivo realizar uma análise sobre as percepções ambientais dos brasileiros. Para este fim, os dados recolhidos pelo estudo do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio na pesquisa “mudanças climáticas na percepção dos brasileiros” são analisados através da criação de quatro clusters cruzando informações sobre escolaridade e classe e observando como os diferentes grupos se comportam em relação a questões sobre preocupação ambiental e reconhecimento sobre questões ambientais e comportamentos pró-ambientais. Como resultado, o estudo aponta uma relação positiva entre percepções ambientais e maiores níveis de educação e renda, os brasileiros tendem a reconhecer as questões ambientais.
The quest for a sustainable society goes through the recognition of the environmental issues and the reorganization of pro-environmental habits and behaviors. Climate change affects people of all social ranks and educational levels. In front of this scenario, this study has the objective of analyzing the environmental perceptions of Brazilians. For this purpose, the data collected by Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio in its research “climate change in the perception of Brazilians” is analyzed through the creation of four profiles, consisting of combinations of educational levels and class ranks. We use cross table analysis with the chi-square Pearson test to understand how the different profiles behave in relation to environmental worries, climate perception and pro-environmental behaviors. As a result, the study found a positive relationship between environmental perceptions and higher levels of education and income, Brazilians tend to recognize environmental issues.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24568
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