
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 1

 
 

Eco do �yassa: Exemplar história de um jornal de resistência em Moçambique 
1
 

 
Antonio HOHLFELDT2 

Caroline Corso de CARVALHO3 
 

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 
  
 

 

Resumo 
A história do jornalismo de Moçambique, embora relativamente recente (1854), é 
extremamente significativa, porque apresenta multiplicidade de títulos e variedade de 
aspectos. Neste artigo, que dá seqüência a uma série de textos sobre tal tema, aborda-se 
o jornal “Eco do Niassa”, publicado a partir de 1919, em territórios administrados pela 
Companhia do Niassa. O jornal evidencia uma tenaz luta em prol da liberdade de 
expressão e de imprensa e uma clara consciência de cidadania da parte de seus 
responsáveis.  
 
Palavras-chave: comunicação; história do jornalismo luso-brasileiro; jornalismo de 
Moçambique; “Eco do Niassa”; liberdade de imprensa 
 
 
 
 

Se a história da imprensa moçambicana é recente, pois começa apenas 

em 18544, também recente é a colonização do norte daquele território. “A primeira 

tentativa séria para fixar colonos no norte de Moçambique aconteceu em 1857”, pois só 

a 22 de outubro daquele ano a escuna Angra, comandada pelo 1º. Tenente Jerónimo 

Ribeiro, chegou à baía do Pemba, com um grupo de sessenta imigrantes5. A colônia 

ficou formalizada a 8 de dezembro do mesmo ano, mas redundou num fracasso, de sorte 
                                                 
1 Trabalho apresentado no GP História do Jornalismo do X Encontro dos Grupos de Pesquisa em 
Comunicação, evento componente do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 
2 Pós-Doutor em Jornalismo, pela Universidade Fernando Pessoa, do Porto, Portugal, com bolsa de 
estágio pós-doutoral pela CAPES. Professor do PPGCom da FAMECOS/PUCRS, pesquisador em 
produtividade do CNPq, para o qual desenvolve a atual pesquisa sobre a “História do Jornalismo luso-
brasileiro”, com ênfase no jornalismo colonial de expressão portuguesa. Autor, dentre outros, de “Teorias 
da Comunicação”(Vozes, 2001), atualmente em nona edição. Membro do Conselho Consultivo da 
SBPJor, Presidente da INTERCOM (2008-2011) e coordenador do GP de História do Jornalismo, da 
mesma entidade. E-mail: hohlfeld@pucrs.br  
3 Aluna bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS, também estuda Letras na UFRGS. E-mail: 
caroline_corso@hotmail.com   
4 HOHLFELDT, Antonio – “Imprensa das colônias de expressão portuguesa: Primeira aproximação”, 
comunicação apresentada ao XXXI Congresso Brasileiro de Ciências Interdisciplinares da Comunicação, 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte/INTERCOM, Natal. Setembro de 2008. 
5 COSTA, Adelino Rodrigues da – As ilhas Quirimbas – Uma síntese histórico-naval sobre o arquipélago 
do norte de Moçambique, Lisboa, Comissão Cultural da Marinha, 2003. In 
http://foreverpemba.blogspot.com/2008/07/retalhos-da-histria-de-pemba-companhia.html, acessado em 7 
de julho de 2010.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 2

que, já em 1882, havia apenas “dois negociantes portugueses”. Dois anos depois, os 

vestígios da antiga colônia se reduziam a “uma insignificante fortaleza abandonada” 6. 

Em 1891, enquanto a Bélgica e a Inglaterra, especialmente, apossavam-se de antigos 

territórios descobertos por Portugal, a metrópole continuava a enviar colonos 

absolutamente despreparados, tanto do ponto de vista de habilitação para o trabalho, 

quanto pelo despreparo emocional para o que iriam encontrar, o que levaria J. Mousinho 

de Albuquerque, que se deslocara para Moçambique para capturar um líder africano 

rebelde7, observar: “Isto não é colonizar, povoar ou nacionalizar, é apenas fazer um 

estendal de miséria”8. Em 1894, Portugal toma uma decisão extrema: concede toda essa 

região, com cerca de 200 mil quilômetros quadrados, a uma companhia majestática 

(chartered company)9, a Companhia do Niassa, tal como fizera com a região vizinha de 

Manica e Sofala, por 35 anos, para a exploração às custas da empresa, devendo 

construir caminhos de ferro e outras melhorias, mas podendo cobrar impostos, arrecadar 

direitos de alfândega e exercer exclusivo direito de conceder autorizações para 

quaisquer atividades.  Na verdade, segundo um historiador, “a Companhia não estava na 

África para colonizar mas sim para extorquir o máximo lucro”10.  

 

A ocupação do norte de Moçambique e a Companhia do �iassa 

 

  A Companhia do Niassa foi constituída de modo semelhante à 

Companhia de Moçambique, concessionária de Manica e Sofala, nos moldes inspirados 

pela British South Africa Company, idealizada pelo empreendedor inglês, Cecil Rhodes, 

o grande carrasco de Portugal na África11. Era uma companhia com capitais 

majoritariamente ingleses12, a partir de 1897, que constituiu o Ibo Syndicate. Dois anos 

                                                 
6 COSTA, Adelino Rodrigues da – Op. cit. 
7 HOHLFELDT, A. C.; SANTOS, James Machado dos . “Síntese histórica da imprensa moçambicana: 
Tentativa de interpretação”. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, 
Curitiba. Comunicação, educação e cultura na era digital. São Paulo: INTERCOM, 2009. 
8 COSTA, Adelino Rodrigues da – Op. cit. 
9 A expressão majestática indica que alguém fala em nome do rei, neste caso, a companhia administrava o 
território em nome do Rei de Portugal, que era, ainda, naquele momento a autoridade máxima, já que 
Portugal tornar-se-ia república apenas alguns anos mais tarde. Mas a companhia tinha poderes plenos para 
administrar os territórios como se fosse o rei... O governo português pretendia que as companhias 
majestáticas substituíssem, com vantagem o chamado regime de prazos e tinham direito de regular, em 
seus territórios, a cunhagem de moeda, emissão de franquias postais e coleta de impostos. Ver 
http://www.companhiademocambique.blogspot.com/2003_07_01_archive.html, acessado em 08.07.2010.  
10 COSTA, Adelino Rodrigues da – Idem ibidem. 
11 Ele inspirou o chamado Tratado de Lourenço Marques, de 1891, pelo qual Portugal perdeu boa parte de 
seus territórios, tendo inclusive separadas as áreas de Angola e Moçambique, até então ligadas. Cecil 
Rhodes deu nome ao território de Rodésia, mais tarde denominada África do Sul. 
12 COSTA, Adelino Rodrigues da – Idem, ibidem. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 3

depois, já era o Ibo Investment Trust, que teve sucesso em algumas guerras de 

eliminação de grupos étnicos autóctones13. Um dos meios de lucratividade da empresa 

era a locação de mão-de-obra humana para a WENELA, empresa que explorava minas 

na Rodésia (África do Sul). A partir de 1908, justamente com capitais rodesianos, a 

empresa denominou-se Nyassa Consolidated, mas entre 1913-1914 foi adquirida por um 

grupo bancário alemão, o que gerou, durante a I Grande Guerra, alguns episódios 

complicados, na medida em que Portugal colocou-se contra a Alemanha, na luta, e teve 

este território invadido, com a conivência dos administradores germânicos. O grupo foi 

confiscado pelos ingleses, mas avaliando que a lucratividade do empreendimento era 

muito pequeno, os empreendedores desistiram dele em 1929, quando a companhia foi 

extinta e a administração do território foi assumida diretamente pelo governo colonial 

português. 

  O então território do Niassa, cuja denominação em língua cinianja, local, 

quer dizer lago, devido à existência de um enorme lago – o Lago de Niassa – uma parte 

do qual integra o território de Moçambique, desde aquela época, justamente na 

província do Niassa, é a maior área administrativa atual do país, mas aquela de 

população mais rarefeita, ainda hoje em dia, situada no noroeste e extremamente 

montanhosa14. A região era rica em marfim, e teve forte presença, além dos grupos 

autóctones, de chineses, hindus e muçulmanos. 

 

Primeiros jornais 

  É neste contexto que ocorrem os episódios que aqui se pretende enfocar, 

a história de um pequeno jornal chamado Eco do Niassa, que vai circular entre 1919 e 

1922, com lances absolutamente inesperados e incomuns, como vai-se verificar. 

  A ocupação colonial se deu a partir de uma localidade denominada Ibo 

(daí o nome da companhia majestática antes mencionada). E a Companhia do Niassa, 

recém-formada, já se preocupou em criar um jornal, o Boletim da Companhia do 

Niassa, nos moldes, aliás, do então ainda recente Boletim do Governo da Província de 

Moçambique, de 1854, e que circularia até bem avançado, no século XX. O Boletim foi 

lançado a 8 de novembro de 1897 e alcançou 378 edições, circulando até 26 de outubro 

                                                 
13 E que, por isso mesmo, tornar-se-iam a base das lutas independentistas, na segunda metade do século 
XX. 
14 São estes dois motivos - as guerras de extermínio que sempre foram desenvolvidas contra a população 
nativa, e a dificuldade de acessibilidade, além da extrema penúria, que fizeram com que aí se iniciassem 
as lutas anti-coloniais lideradas pela FRELIMO, na década de 1970. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 4

de 1929, ou seja, até que o governo colonial português retomasse a administração do 

território15. O jornal começou a circular, assim, ainda antes de a companhia assumir 

formalmente o território, a 30 de março de 1898, sendo presidida localmente por João 

Manuel Guerreiro Amorim16.  O Boletim teve sede na então vila do Ibo, na ilha do 

mesmo nome, até 1901. Com a mudança da capital da concessão, em 1º. de janeiro de 

1900, para uma nova localidade, chamada Porto Amélia, em homenagem à então rainha 

portuguesa, o boletim também passou a ser editado naquela localidade. 

  A primeira edição do Boletim, que é conhecida17, trazia os decretos de 

concessão e as primeiras portarias que regulavam o início da administração da 

Companhia do Niassa (ou Nyassa como se escrevia então) e ofícios de autoridades 

portuguesas, formalizando e legalizando as decisões governamentais. 

  Registra Ilídio Rocha que, ainda antes da mudança para a nova capital, 

ou seja, antes de 1900, os dois tipógrafos encarregados de compor e imprimir o Boletim 

tiveram a iniciativa de criar a primeira publicação independente do território. Chamava-

se O Niassa e teria alcançado 14 edições, até 6 de julho daquele mesmo ano de 1900, 

sendo quinzenal18. Infelizmente, o pesquisador não registra nem os nomes dos dois 

tipógrafos nem apresenta detalhes a respeito do jornal, a não ser que se imprimia na 

própria imprensa da empresa, o que faz suspeitar, pelos fatos que vão se suceder que, 

embora não oficial, certamente seria oficioso, sem o quê a companhia não lhe teria 

permitido a circulação19. 

 

O “Eco do �yassa” 

  Também quinzenário, mas com uma vida muito mais atribulada, 

apareceu, em 25 de fevereiro de 1919, um outro jornal independente, chamado Eco do 

Niassa, editado por Francisco Leite Pereira.  Sobre ele existem dados contraditórios nas 

fontes consultadas, talvez justamente pelas dificuldades enfrentadas para a sua 

circulação. Ilídio Rocha registra, num livro de 1973, que “o jornal acabou por se 

publicar, como quinzenário, pelo menos durante parte daquele ano de 1919. Conhece-se 

                                                 
15 ROCHA, Ilídio – Contribuição para a história da imprensa em Moçambique, Lourenço Marques, 
Centro de Documentação e Informação. 1973, p. 2.  
16 ROCHA, Ilídio – A imprensa de Moçambique, Lisboa, Livros do Brasil.2000, p. 68.  
17 ROCHA, Ilídio – Contribuição para a história da imprensa em Moçambique, op. cit., p. 35.  
18 ROCHA, Ilídio – A imprensa de Moçambique, op. cit., p. 68. 
19 Outro pesquisador, a quem sempre se tem buscado para fixar estes dados primários, Raúl Neves Dias, 
acrescenta que a publicação possuía 4 páginas, tendo iniciado a 1º. de janeiro de 1900 e sido interrompida 
a 6 de julho daquele mesmo ano (DIAS, Raúl Neves – A imprensa periódica em Moçambique (1854-

1954) – Subsídios para a sua história, Lourenço Marques, Imprensa Nacional. 1957, p. 103. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 5

um número com a data de 22 de agosto”20. Na obra seguinte, ele se corrige – para piorar 

a informação – afirmando que “publicou apenas um número, em 25 de fevereiro de 

1919, sem habilitação legal”21. 

  Na verdade, na pesquisa que se desenvolveu na Biblioteca Pública 

Municipal do Porto22, encontrou-se cinco edições do jornal, cobrindo o período de 26 (e 

não 25) de fevereiro a 15 de abril de 191923 (já que ele era quinzenário), sendo 

imediatamente substituído, por ter sido suspensa a sua publicação, por ... O do Niassa, 

de que se encontrou as edições -2-21 e 6-26, cobrindo o período de 31 de julho de 1920 

a 1º. de janeiro de 192224. Mas essas edições permitem recompor a história da 

publicação.     

  O levantamento dos exemplares do periódico, disponíveis no acervo da 

Biblioteca Pública Municipal do Porto, como se indicou, apresenta o seguinte quadro: 

TÍTULO                          DATA           EDIÇÃO       PERIODICIDADE  PÁGINAS         

DIRETOR 

ECO DO NYASSA     26.02.1919           1                Quinzenal                      4               

Francisco Leite Pereira 

ECO DO NYASSA     15.03.1919         2                 Quinzenal                     4                

Francisco Leite Pereira 

ECO DO NYASSA      31.031919          3                  Quinzenal                     4               

Francisco Leite Pereira 

ECO DO NYASSA     15.04.1919          4                  Quinzenal                     4               

Francisco Leite Pereira 

                                                 
20 ROCHA, Ilídio – Contribuição para a história da imprensa em Moçambique, Lourenço Marques, 
Centro de Documentação e Informação. 1973, p. 9.  
21 ROCHA, Ilídio – A imprensa de Moçambique, op. cit., p. 287. O pesquisador afirma que “o nº 2 foi já 
publicado com o título de O do Nyassa, o que, como mostro neste artigo, não corresponde à verdade. 
22 A pesquisa original resultou de uma bolsa de estágio Pós-doutoral, financiada pela CAPES, junto à 
Universidade Fernando Pessoa. Posteriormente, o projeto vem sendo desenvolvido com uma bolsa de 
produtividade do CNPq e bolsa de iniciação científica da FAPERGS, com a bolsista Caroline de Carvalho 
Corso. 
23 A mesma informação equivocada quanto à data é indicada por Raúl Neves Dias, op. cit. , p. 103. 
24 Raúl Neves Dias indica ter conhecido o número 2-22 da publicação, de 15 de agosto de 1920, dizendo 
que sua publicação se encerrou naquele mesmo ano, o que não corresponde à verdade (p. 104). O que 
ocorre, pelo que se lê da edição 6-26, é que o jornal deixara de circular durante um ano, desnorteando, 
certamente, o pesquisador, conforme se lê no periódico: “Cá está novamente... ...O do Nyassa. Eis outra 
vez o importuno. È isto o que, de certo, hão dizer [sic] dêste número do nosso pobre periódico cuja 
publicação , há um ano, trazíamos suspensa, um ou dois conspícuos, que nunca o poderam tragar, mas 
que tiveram de o gramar, e hão de continuar a gramar em quanto nos for possível mantê-lo, se eles, da sua 
parte, não entenderem, que lhes é melhor é conformarem-se de boa mente com aquilo contra que nada 
pode a sua má vontade” (...O do Nyassa, Ano I-II, Ibo, 1º. de janeiro de 1922, número 6-26, p. 1). 
Formalmente, mantivemos a redação original, inclusive com os equívocos de digitação ou de redação. 
Quanto ao conteúdo, é comentado ao longo do artigo.     



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 6

ECO DO NYASSA      30.04.1919         5                   Quinzenal                    4               

Francisco Leite Pereira 

...O DO NYASSA       31.07.1920       1-21           Quinzenal                      4             

Xavier Baptista de Morais 

...O DO NYASSA       1º.01.1922        6-26                Mensal                        ?            

Domingos Barreira Diogo 

  Pela leitura atenta dos exemplares disponíveis, sabe-se, contudo, que o 

proprietário original do jornal era Francisco Leite Pereira, que encaminhou uma 

primeira solicitação de habilitação – leia-se, de permissão para um determinado cidadão 

tornar-se editor responsável, conforme a legislação de então – em nome de José Alves, o 

que foi negada; houve uma segunda e uma terceira solicitações de habilitação em nome 

de Agostinho da Silva Rezende, igualmente negadas pela autoridade do Ministério 

Público, seguida pelo Juiz. Uma quarta habilitação se tornou impossível de ser 

continuada, porque, como diz o jornal, “o habilitando, o fiador a uma das testemunhas 

abonatórias, todos empregados da Companhia do Nyassa, requereram desistência dos 

respectivos papeis, mesmo em férias (...) ameaçados, segundo se dizia, com a demissão 

dos seus lugares, se o não fizessem, ou simplesmente avisados, como também soava, de 

que lhes seria dada, se se mantivessem no compromisso tomado” (ECO DO NYASSA, 

26.2.1919, p. 7).  A quinta tentativa de habilitação também deixou de prosseguir porque, 

ainda segundo o jornal, “o habilitando, que da melhor boa vontade se prontificara até a 

prestar caução por meio de hipoteca por ele próprio constituída, convidado 

oportunamente a desempenhar-se do compromisso tomado, não se dignou aparecer, 

devido, segundo nos informaram, a ter sido dissuadido disso por pessoas desafectas do 

nosso pobre Eco do Nyassa que, a despeito de toda a oposição que se lhe fez, e de que 

nos temos vindo ocupando, lá vai sair hoje à luz (...)” (ECO DO NYASSA, 26.2.1919, 

p. 7). Houve, ainda, uma sexta tentativa, imediatamente interrompida, como se lê numa 

pequeno nota “À última hora”, da página 8 daquela mesma edição.  

  O jornal tinha sua redação e administração na Avenida Teófilo Braga, 

onde também se localizava a gráfica em que era rodado (ECO DO NYASSA, 

25.2.1919, p. 1), sendo a mesma gráfica para ambos os jornais.  A edição de 31 de julho 

de 1920, agora não mais do Eco do Nyassa mas já de ...O do Nyassa, indica que o 

advogado Domingos Barreira Diogo, proprietário da gráfica e também advogado 

provisionado de profissão, havia sido suspenso de suas atividades por três meses, sendo-

lhe aplicada de imediato a sentença (...O DO NYASSA, 31.7.1920, p. 2). O artigo, 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 7

assinado por Pedro Diniz, é categórico ao considerar que todo o processo fora 

absolutamente ilegal. A principal conseqüência da ilegalidade, contudo, pode ser bem 

aquilatada, contudo, com a edição 6-26, que se consulta: Domingos Barreira Diogo 

tornara-se proprietário, diretor e editor do jornal ...O Eco do Nyassa (1º. de janeiro de 

1922). Quando isso ocorre, já que há um hiato entre a edição 1-21 e a 6-26?  

Infelizmente, não se teve mais acesso a nenhum outro exemplar da publicação: proibida 

definitivamente? Preso ou deportado seu proprietário, diretor e editor? Ou simplesmente 

faltaram fundos para garantir a continuidade do projeto-desafio encetado inicialmente 

por Francisco Leite Pereira? 

  Em estudos anteriores25, já se havia indicado que uma das características 

do jornalismo colonial de expressão portuguesa era a disputa das publicações com as 

autoridades locais. Curiosamente, contudo, não era tanto contra a autoridade 

representativa do governo português (seja no período anterior à república, seja posterior 

ou ainda mesmo nos primeiros anos do regime de Salazar). Era contra essas companhias 

majestáticas que se levantavam os naturais da colônia ou aqueles que nelas haviam 

fixado residência e ali pretendiam viver e desenvolver sua atividade jornalística. 

  A outra observação que já se fizera é que a alternativa para driblar a 

legislação que exigia a habilitação (leia-se, o licenciamento) de um editor – depois, ao 

tempo de Salazar, de um diretor – era a troca de nome da publicação, ainda que se desse 

continuidade até mesmo à numeração do jornal. 

  São estas as duas situações que acompanhamos aqui, valendo, agora, a 

pena, ler-se o jornal, quinzena a quinzena, para compreender a disputa que se verifica 

entre o editor e as autoridades públicas (?) do Niassa, na localidade de Ibo, onde elas se 

localizavam e onde também o jornal era impresso.     

 

A resistência do “Eco do �yassa” 

  A edição nº 1, de 26 de fevereiro de 1919, aparece com oito páginas, em 

papel jornal, de dimensões pouco maiores que uma folha de papel ofício. No cabeçalho, 

o título – Eco do Nyassa – a indicação da localidade e a data – Ibo – a periodicidade – 

Ano 1, Número 1, publicação quinzenal. Logo abaixo, estão os preços da assinatura, a 

sede da redação, administração e tipografia, na rua Teófilo Braga, e a indicação do 

editor: Francisco Leite Pereira. 

                                                 
25 HOHLFELDT, Antonio – “Imprensa das colônias de expressão portuguesa: Primeira aproximação”, op. 
cit. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 8

  Sob o título “O Nosso Jornal – seus motivos e oposição feita à sua 

publicação”, este artigo, que normalmente seria aquele de apresentação e justificativa 

para o lançamento da publicação, vai além disso. Ele é, na verdade, o único texto que 

ocupará as páginas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 – esta, quase que por inteiro – da publicação. Parte 

da página 7 e a página 8 complementam informações necessárias e, nesta última página, 

a oitava, ainda se estampa uma “À Última Hora” sob a chamada geral do 

“Expediente”26, que acrescenta uma derradeira informação a respeito do affaire 

enfrentado pelo editor contra o Ministério Público e o Judiciário locais.  

  O artigo principal e único, na verdade, desdobra-se em dois itens 

centrais: I) Seus motivos e II) Oposição à sua publicação. Na primeira parte, o editor 

lembra sua permanência na região há mais de quinze anos (três lustros) e a decadência 

civilizacional, de usos e costumes que a região enfrenta, depois do afastamento de 

sacerdotes da Igreja Católica, explicando: “A razão de ser do seu movimento regressivo, 

que é o que mais importa ao nosso propósito, vemo-la nós no duplo facto de, a substituir 

as Ordens religiosas, cuja expulsão houvemos sempre, em tese, como boa obra política, 

virem para cá, a civilizar, indivíduos que eram, na sua maioria, elementos de 

desmoralização ou que vinham cá civilizar-se, como ainda hoje, infelizmente, aparecem 

muitos, – e de não ter nunca a Imprensa estabelecida aqui posições para combater o 

vício duns, a ignorância doutros, a indiferença de muitos e o desprezo da maior parte 

pelo bem social, geralmente sacrificado ao interesse individual por um egoísmo atroz, 

talvez mesmo peculiar cá do meio, e contrapor assim, eficazmente, á acção demolidora 

de todos a sua potência de grande reformadora dos costumes e enérgica mantenedora de 

todas as conquistas da Civilização” (ECO DO NYASSA, 26.02.1919, p. 1).  

  Temos, portanto, que o jornal tem uma missão civilizadora, capaz de 

reformar costumes, o que seria fundamental para a região, devido à chegada e instalação 

de maus indivíduos nela. Logo depois, o editor reafirma a “convicção, a que chegamos, 

de que, sem, se pôr aqui em acção a grande alavanca do Progresso, já mais os bons 

costumes poderão substituir as misérias morais de que tanto enferma este meio, sui 

generis a todos os respeitos, que fez despontar-nos na mente a idéia, que ora realizamos, 

da publicação dum periódico, em que, sem política nem má língua, fôssemos 

                                                 
26 Sob a rubrica “Expediente”, os jornais do século XIX e ainda das primeiras décadas do século XX 
estampavam informações aos leitores sobre as próprias publicações: dirigiam-se aos assinantes e leitores; 
explicavam atrasos; faziam uma espécie de antecipação de próximas edições; comentavam disputas com a 
censura, etc. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 9

contribuindo, na medida do nosso saber, para a educação e a instrucção dos habitantes 

duma região que foi já teatro duma certa civilização” (ps. 1 e 2). 

  À imprensa, pois, caberia a missão de trazer o Progresso (assim mesmo, 

com P maiúsculo), mas a pretensão do editor foi parcialmente mal-sucedida, pois as 

autoridades locais negaram-lhe a concessão das habilitações requeridas. 

  O editor, a seguir, explica os entraves que se colocaram à sua iniciativa e 

transcreve, literalmente, sob as chamadas de a) documentação e b) comentário, os 

documentos produzidos pelo Ministério Público e os despachos do respectivo juiz, a 

cada uma das solicitações.  A primeira habilitação é fulminada pelo Dr. Joaquim Abel 

Meireles, segundo o jornal, atual conservador da comarca de Benguela, e que responde 

pelo Ministério Público do Nyassa. Acompanhou-o o juiz Antonio Anastácio Bruto da 

Costa, negando, pois, a habilitação a José Alves. A segunda habilitação, em nome de 

Agostinho da Silva Rezende, é igualmente negada pelo mesmo representante do 

Ministério Publico, ainda que sob outras razões parciais, no que é acompanhado por um 

novo juiz, E. da Costa Freitas Jacome, substituto em exercício da função. A terceira 

habilitação, em nome do mesmo Agostinho da Silva Rezende, é ainda negada em 

despacho sumaríssimo pelo dr. M. Coelho, recém-chegado, e que assumira como 

representante do Ministério Publico, em argumentação aceita pelo mesmo juiz Dr. 

Antonio Anastácio Bruto da Costa, que retomara a função. 

  Basicamente, a negativa à primeira habilitação se dá por insuficiência de 

documentos que comprovem, na visão do Ministério Público, que o pretenso editor 

estivesse “no uso dos seus direitos civis e políticos”. O juiz, corroborando a assertiva, 

lembra que um documento passado pelo Conselho da vila, sendo apenas um atestado, e 

não uma certidão, que deveria estar estampilhada (selada), não tinha validade. Mais que 

isso, de nada adiantou a José Alves evidenciar que residia na região e até mesmo era 

chefe de um posto na localidade de Mole: o juiz argumenta que ele poderia ter sido, mas 

não comprovava que continuava sendo... 

Assim ia o despacho. 

  Quanto à segunda habilitação negada, o Ministério Público entende que, 

embora modificada a pessoa do editor, continuam os empecilhos, agora porque ele não 

prova ser maior de idade, ser cidadão português e estar domiciliado na comarca em que 

o jornal será editado. O juiz acompanhará o despacho, lembrando que o último 

recenseamento eleitoral de que o interessado participou, e de que dá provas, não é 

suficiente, porque não comprovaria sua idoneidade. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 10 

  Quanto à terceira habilitação, em nome do mesmo cidadão, o Ministério 

Público a nega porque dois documentos apresentados diferem quanto ao nome da mãe 

do interessado, que aparece registrado de modo diverso em cada um deles, o que 

sugeriria a pessoa não ser quem ela afirmava ser. O juiz foi lacônico e deferiu a posição 

do Ministério Público.  

  Registre-se que, em todos esses processos, o solicitante foi condenado a 

pagar as custas e os selos dos autos. 

  A partir da página 5, o jornal apresenta os comentários, altamente jocosos 

e irônicos, do editor, comentários dirigidos a cada despacho do Ministério Público e seu 

autor, e a cada sentença do juiz: “Este conspícuo ornamento da nossa magistratura 

colonial costuma ser tão prolixo, quer falando, quer escrevendo que, em vez de 

esclarecer os assuntos de que se ocupa, os envolve em tamanha confusão que, não só se 

não faz perceber,senão que ele, próprio a si se não entende” , começa o texto.  Quanto 

ao juiz Bruto da Costa, abre assim o comentário: “Homem de escassíssimos 

conhecimentos fora do campo da sciencia jurídica, sabe desta o preciso para poder 

considerar-se um jurisperito sofrível” e depois glosa os sobrenomes da autoridade: 

“Suficientemente inteligente, para não se poder chamar-lhe bruto, e menos ainda da 

costa, não teria certamente, a depor contra si, como tem, tantos dos seus actos de 

magistrado, se não tivesse a servir-lhe a vaidade, que é muita e uma vontade mal 

disciplinada”. 

  As razões básicas apresentadas pelo jornalista é que, em tendo se tornado 

Portugal república, não poderia ser invocada uma legislação de 1895, do tempo da 

monarquia, como o fazem as autoridades, primeiro, para exigir licença prévia para a 

circulação de um jornal e, segundo, para exigir a apresentação de determinada 

documentação. Examinando artigo a artigo da legislação citada, o editor vai 

desmontando os argumentos oficiais, tanto com domínio jurídico quanto, com graça às 

vezes, pesada contra os autores das negativas às suas pretensões. Ele chega a reconhecer 

que a autoridade poderia apreender uma publicação, não proibi-la, como o está fazendo, 

e então faz a denúncia que, até aqui, ficara generalizada e dispersa na referência a 

pessoas que se sentiam eventualmente incomodadas com a publicação: o juiz Freitas 

Jacome, por exemplo, fora “director dos serviços aduaneiros da Companhia do Nyassa e 

presentemente director da Alfândega de Moçambique” (leia-se, vinculado agora à 

Companhia de Moçambique). Em última análise, não estava isento quanto ao juízo 

exarado.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 11 

  O jornalista será menos duro nos comentários à negativa para a terceira 

habilitação, limitando-se a justificar os motivos do diferente registro do nome da mãe do 

requerente, seguindo-se, então, um “Aditamento”, que comenta as quarta e quinta 

habilitações, fraudadas pelos motivos já antes mencionados, pela desistência das partes 

pretensamente interessadas, sob pressão do que o jornalista pretende seja da Companhia 

do Niassa, resumindo: mas o jornal está saindo, “contra a expectativa de todos e a 

vontade de muitos, por obra da nossa tenacidade e graça das Instituições que nos 

regem”, o que não deixa de ser uma ironia.   

  Na passagem da página 7 para a 8, sob a chamada “Uma explicação”, o 

editor justifica porque levou tanto tempo a decidir-se pela edição clandestina do jornal, 

ou seja, sem a habilitação pretensamente legal de que necessitava. “Estávamos 

convencidos de que as leis de liberdade de imprensa em vigor nas colónias vigoravam 

em todos os seus termos”, afirma, citando, em seguida, o inciso 13º do artigo 3º da 

Constituição portuguesa em vigor, que reza: “ A expressão do pensamento, seja qual for 

a sua forma, é completamente livre, sem dependência de caução, censura ou 

autorização, revi”.  

  A edição se encerra com aquele “À Última Hora” referido, em que se 

informa o leitor de que nem mesmo a licença administrativa para o exercício 

profissional lhe fora dada. 

  O jornal vai chegar à segunda edição, no dia 15 de março. Daqui em 

diante, as edições, quinzenais, terão sempre quatro páginas, cada uma. Na página 2, 

registra que seu responsável fora multado pelos correios, por não terem sido selados os  

exemplares do periódico, apesar da franquia concedida aos jornais, segundo o Decreto 

3.954, de 16 de março de 1918, que o jornal evoca. Contudo, o editor, dirigindo-se 

àquela repartição, não apenas alcançara o cancelamento da multa, quanto o envio dos 

jornais e a dispensa de selagem, conforme a lei.  

  A publicação, então, tratava de cumprir seu programa: traz uma matéria 

contra a “Vadiagem”; comenta o sucesso do carnaval daquele ano, na cidade; e registra 

o surgimento dos primeiros casos de varíola, embora a época das chuvas ainda não 

tivesse acabado. Não deixa, contudo, de ironizar o juiz Antonio Anastácio Bruto da 

Costa, que fora transferido para Goa, na Índia, a quem se refere como “ex-juiz de direito 

desta comarca, transferido para a das ilhas de Goa, não se sabendo ainda por que 

motivo”. Sugere, contudo, que a autoridade teria partido satisfeita, porque, se 

permanecesse, “tornaria já inevitável o futuro amargurado que êle a si próprio se tinha 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 12 

preparado. Teve sorte. Parabéns por isso”. O leitor da época deve ter entendido: 

infelizmente, hoje, só se pode conjecturar... 

  Na terceira edição, a 31 de março, o jornal publica carta de um leitor que 

se assina “N”, saudando a publicação e relembrando que alertara o editor sobre as 

dificuldades que enfrentaria. Na mesma página 2, noticia multa sofrida pelo editor, 

justamente por não se ter habilitado. O despacho do juiz Rodolfo Fernandes do Amaral 

tem a data de 13 de março. O editor não se furta a comentar o documento, aproveitando 

para, condenado e instigado a buscar a habilitação, solicitá-la ao próprio juiz! E ironiza 

o fato de que a autoridade mandou arquivar um despacho que negava provimento, ao 

invés de devolvê-lo à parte interessada (o que evidencia que o editor tinha formação 

jurídica ou estava bem orientado sobre a mesma). 

  O “Expediente” da publicação roga aos leitores potenciais que assinem o 

jornal como demonstração de apoio ao mesmo. A edição ainda edita um soneto, firmado 

por Jocar, intitulado “Em foco”, evidente charge de alguma personalidade conhecida da 

época: “ Perna torta, à cavaleiro,/ Usa cabelo à mamã,/Sempre rijo e prazenteiro,/ 

Corado como a romã.// Nunca se pode saber/ Para onde está a olhar [será vesgo?],/ E 

zarolho e a valer,/ mas explicito a falar.// No tennis é um portento,/ Usa a raquete 

furada,/ Apesar de muito atento,/ Nunca a bola é apanhada.// Vai abrir a casa em maio./ 

Cuidado, ó freguesia!/ É zarolho como um raio,/ mas tem boa pontaria”.  

  Na edição de 15 de abril, a quarta do periódico, volta a comentar as 

multas reiteradamente aplicadas contra o editor e transcrevem os despachos do mesmo 

juiz, Rodolfo Fernandes do Amaral, que o editor contesta: “Se a autoridade 

administrativa é menos justa, e nega uma licença que não DEVE negar, por não ter para 

isso legítimo motivo, o requerente, lesado, socorre-se, para invalidar a injustiça, ao meio 

que lhe proporciona o art. 8 do regulamento de licenças” (ECO DO NYASSA, p. 2). 

  Na página 3 desta mesma edição, outra correspondência de “um velho 

amigo, lá de longe” (isto é, não residente em Moçambique), parabeniza o editor e 

assume a mesma perspectiva da imprensa enquanto uma invenção que é “ingente 

alavanca do mundo”. Argumenta que fazia falta um jornal na região e estranha que a 

Companhia do Nyassa não tivesse, até então, cuidado de tomar a iniciativa de uma 

publicação, porque “não há hoje empreza, uma companhia, uma associação, que não 

tenha órgão seu, que vá patenteando o seu ramo de actividade para o tornar mais valioso 

pelo movimento que, desse modo, pode provocar”.  O missivista, por certo, desconhecia 

que, duas décadas antes, houvera uma tentativa de um jornal independente (?) e que a 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 13 

companhia, na verdade, naquele mesmo momento, mantinha, sim, uma publicação, o 

seu boletim, que circularia até o final das atividades da mesma, como se viu antes. 

  Mas o missivista insiste na idéia, citando Lourenço Marques, Beira, 

Inhambane, Quelimane, e todas as demais cidadelas em que a colonização européia 

tentava se firmar, para concluir: “era sensível a falta de um periódico nesses vastos 

Territórios, que teem duas belas vilas, um porto como não há outro em toda a costa 

oriental africana, soberba baia, onde faria largas manobras a maior esquadra do mundo, 

etc.”       

  Ironicamente, J. Maltez, como firma o missivista, conclui que “a própria 

Companhia, em cujo seio vê a luz, certamente lhe dará estímulo e a aproveitará, para 

porta-voz de seus interesses, porque nada do que tende a promover o seu melhoramento 

lhe deve ser indiferente”. Parece que os responsáveis pela companhia, contudo, 

pensavam diferente... 

  Naquela edição, nesta mesma página 3, aparece outra ironia: trata-se de 

um anúncio oficial da Comarca de Cabo Delgado, que constitui parte do território 

administrado pela Companhia do Nyassa. Trata-se de um anúncio de éditos de quarenta 

dias, firmado justamente pelo juiz substituto, R[odolfo] Amaral. Ou seja, por incrível 

que possa parecer, a mesma autoridade que nega a habilitação e multa o editor, vale-se 

da publicação para divulgação um aviso público oficial! 

  O anúncio será reiterado na edição seguinte, de 30 de abril, de número 5, 

na página 2, logo após uma nota sob o título “O nosso jornal apreendido(?!)”, em que se 

relata caso absurdo de que um entregador do jornal, que na cidade era levado 

diretamente a seus assinantes, entrara na casa do Chefe do Concelho (o juiz), para 

entregar-lhe seu exemplar, e teve apreendidos (?!) dois outros exemplares dirigidos a 

outros assinantes, o que estranha o editor: “Apreendidos?!...pelo chefe do 

concelho?!...na casa da sua habitação?!...dois exemplares do “ECO DO NYASSA”, que, 

por serem endereçados a dois particulares, constituem, para ele, propriedade alheia, 

inviolável, sagrada?!... Em que disposição legal basearia S. Excia. tão estranho 

procedimento?!...”         

  O jornalista comenta, então, o fato, apelando, uma vez mais para a 

realidade da publicação: por não ser habilitada, não poderia ser enquadrada em qualquer 

artigo legal que justificasse uma apreensão. Mais que isso, o jornal não estava à venda 

em qualquer lugar público, mas era levado privadamente por um terceiro... 

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 14 

Agora, é a vez de “...O do �yassa”  

  Seja como for, não se conhece mais exemplares do Eco do Nyassa, a 

partir daquela data. No dia 31 de julho de 1920, contudo, aparece, em seu lugar, outra 

publicação, sob o título ...O do Nyassa. O cabeçalho é em tudo semelhante ao do jornal 

que substitui: ao título, sobrepõe-se o Ano I-1, a localização e a data – Ibo, 31 de julho 

de 1920 – e a seqüencialidade: Número 1-21. Abaixo do título, pequeno box com 

informações sobre as assinaturas, à esquerda; à direita, o box com a indicação da 

localização da redação, administração e tipografia naquela mesma Avenida Teófilo 

Braga, mas o editor mudou: agora, o responsável é Xavier Baptista de Morais. O tom do 

jornal continua o mesmo.  

  Com quatro páginas, inclui, debaixo do título da publicação, e a 

indicação “publicação quinzenal”, um dístico de Tácito, conforme se lê no artigo de 

página inteira que o inaugura: “Sine ira et Studio” (sem cólera nem favor), certamente, 

bem mais objetivo que aquela declaração anterior de que o jornal não seria político nem 

se dedicaria à boataria. O artigo de fundo denomina-se “Supressão do Eco do Nyassa 

...” e começa recordando as intenções de seu fundador: “Quando foi de sua fundação, 

teve o nosso jornal...”, passando em seguida a relembrar a resistência oficial á sua 

habilitação e a necessidade de sua publicação clandestina, conforme registra: “Assim 

posto a circular, levou ele o seu giro até ao nº 2027, sem que as justiças surgissem a 

embaraçar-lho por falta da habilitação judicial do editor ou por qualquer outro motivo”, 

porque “ia seguindo à risca o programa que tinha a realizar, dizendo sem política nem 

ma língua o que tinha a dizer”.  No entanto, o entrave era evidente: “Há porém, aqui, 

uma entidade que, ao entrar o jornal em circulação, quis, como chefe do concelho, que 

então era, impedir-lha, negando ao editor a licença de que, segundo os regulamentos da 

“Companhia do Nyassa”, era obrigado a munir-se para o exercício da profissão”. Esta 

autoridade, para piorar a situação, durante ano e meio passou a acumular a função de 

juiz de direito da comarca, segundo o jornal, sem jamais preocupar-se em solicitar sua 

substituição. Pelo contrário, deu guarida à solicitação do Ministério Publico, entendendo 

que, nas colônias, não se aplica a nova Constituição republicana portuguesa, e terminou 

por condenar o jornal à supressão.  

                                                 
27 Ou seja, a se guardar a quinzenalidade, o Eco do Nyassa teria circulado até dezembro de 1919. Ilídio 
Rocha, em 1973, reconhece que o jornal deve ter circulado ao menos durante parte do ano de 1919, pois 
afirma conhecer uma edição de 22 de agosto. Contudo, pelo depoimento da própria publicação, pode-se 
afirmar, com certeza, que ele circulou até o final do ano. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 15 

  Revela o jornalista, então, a autoridade responsável por toda a trama: “E 

assim teve o snr. Dr. [Rodolfo] Amaral, embora já um pouco tarde, a satisfação de ver 

realizado o desejo em que vinha ardendo de se desforrar do importuno que lhe estava 

causando muitos e bons amargos de boca. Mas, mau grado de S. Exa. e de mais alguém, 

o Eco do Nyassa depressa foi substituído pelo O do Nyassa, que lhe adopta o programa 

e o executará dizendo o que haja de dizer guiado pela expressão de Tácito”(...O do 

Nyassa, 31.07.1920, p. 1). 

  O jornal reconhece que, desta vez, alcançou a pretendida devida 

habilitação (p. 2), ainda que continue a negar a legalidade da medida, ao mesmo tempo 

em que contesta, também, a suspensão de suas funções, do advogado que o proprietário 

da gráfica em que se imprimia o jornal. Espera que, com a supressão do jornal, a 

penalidade imposta ao advogado seja igualmente revogada. Por fim, reitera sua posição 

contrária às “velhas leis de repressão dos abusos do direito de liberdade de imprensa, 

ainda em vigor nas colônias”, protestando “pela sua substituição, como necessidade 

deveras urgente, pelas leis de imprensa que vigoram na metrópole”.   Reconhecendo que 

a legislação para as colônias sempre foi menos liberal que na metrópole, alerta que, na 

atualidade, ninguém usaria levantar os mesmos argumentos de tempos passados para 

justificá-las, reiterando: “Para as colônias, pois, a mesma lei de imprensa que lá tem a 

mãe Pátria”. 

  Logo abaixo, segue-se a informação de que o advogado Dr. Domingos 

Barreira Diogo, proprietário da gráfica em que se imprimia o jornal Eco do Nyassa, fora 

suspenso de suas funções de advogado provisionado durante três meses, em execução 

de sentença, ainda que a mesma não tivesse transitado em julgado. O jornal aproveita 

para denunciar que, ao arrepio da lei, o advogado fora condenado como se funcionário 

do estado fosse, o que não correspondia à sua situação. Mais, que a pena deveria ser 

imposta pelo Governador Geral, e não por um simples magistrado. E, enfim, que a 

mesma deveria ser confirmada pelo Exmo. Sr. Presidente da Relação, o que não 

ocorrera. 

  A página 2 daquela edição se encerrava com o registro de uma 

penalidade absurda imposta ao chefe do conselho de Tungne, juiz territorial do 

respectivo julgado que, vindo à cidade para tomar posse de sua função, como ainda não 

tivera prestado o juramento necessário, demorou-se em apresentar-se à autoridade e fora 

suspenso por trinta dias de um cargo que ainda não ocupava! 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 16 

  Embora aparentemente legalizado, o jornal ...O do Nyassa, contudo, ao 

chegar à edição de 1º. de janeiro de 1922, com a numeração 6-26, do ano I-II, 

desaparece, ou menos, não tem mais seus exemplares guardados pela Biblioteca Pública 

Municipal do Porto. O vazio entre a edição 1-21 e esta é explicada pelo próprio jornal, 

que sob o título “Ecce iterum Crispinus”, atribuída a Juvenal (Eis outra vez Crispino) 

escreve: “Cá está novamente ...O do Nyassa. Eis outra vez o importuno. É isto o que, de 

certo, hão dizer [sic] deste número do nosso pobre periódico cuja publicação, há um 

ano, trazíamos suspensa, um ou dois conspícuos, que nunca o poderam tragar, mas que 

tiveram de o gramar”.  

  Feitos os cálculos, isso significa que ...O do Nyassa deve ter circulado 

desde aquele 31 de julho de 1920 até o final de 1921, quando, então, teria sido suspenso, 

desta vez, pelos próprios responsáveis pela publicação. Não se sabe os motivos nem o 

editor os explica. Mas chama a atenção que, agora, concentrando os papéis numa única 

pessoa, o proprietário, diretor e editor do periódico é Domingos Barreira Diogo, o 

mesmo advogado condenado e suspenso de suas funções e que, ao que parece, era quem 

orientara os antigos diretores e editores da publicação. Desta vez, ele vem ao pódio e 

assume pessoal e centralmente a responsabilidade pela publicação, desafiando, uma vez 

mais, às autoridades em que não reconhece legitimidade. 

  O jornal registra uma nota sobre a passagem natalina, acrescenta votos de 

boas festas a todos os leitores e assinantes, e antecipa as eleições que ocorrerão na 

província, dentro de uma semana.  

  A partir daí, não se tem mais notícias do jornal nem quaisquer 

exemplares encontram-se na Biblioteca Pública Municipal do Porto. 

  Bem ou mal, enquanto ...O do Nyassa, teria alcançado provavelmente 

pelo menos cinco edições, já que a publicação se tornara mensal, conforme se lê nesta 

edição de 1922, o jornal desaparece. Foram três anos de denúncia, resistência e 

provocação a autoridades a que não se reconhecia a necessária idoneidade e  

legitimidade, apenas pela defesa da liberdade de imprensa nos territórios de 

Moçambique, mesmo que sob a administração de uma empresa majestática como a 

Companhia do Nyassa. 

  Este é um excelente exemplo do quanto alguns cidadãos, imbuídos 

apenas do princípio de liberdade, lutaram, denodadamente, contra a usurpação de 

direitos e pela defesa da liberdade de pensamento e de expressão deste mesmo 

pensamento. Passado mais de meio século, a luta independentista se instalaria 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 17 

justamente a partir destes mesmos territórios, mas isto já é uma outra história, ainda  

que não de todo distante desta que aqui buscou-se resgatar. 

 

Referências biblográficas 
 
COSTA, Adelino Rodrigues da. As ilhas Quirimbas. Uma síntese histórico-naval sobre o 

arquipélago do norte de Moçambique, Lisboa: Comissão Cultural da Marinha, 2003 in 
http://foreverpemba.blogspot.com/2008/07/retalhos-da-historia-de-pemba-
companhia.html 

 
 
DIAS, Raúl Neves. A imprensa periódica em Moçambique (1854-1954) – Subsídios para a 

sua história. Lourenço Marques: Imprensa Nacional, 1957. 
 
 
HOHLFELDT, Antonio. “Imprensa das colônias de expressão portuguesa: primeira 

aproximação”, XXXI Congresso Brasileiro de Ciências Interdisciplinares da 
Comunicação, Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte/INTERCOM, 
setembro de 2008. 

 
 
HOHLFELDT, Antonio et SANTOS, James Machado dos. “Síntese histórica da imprensa 

moçambicana”Tentativa de Interpretação”, XXXI Congresso Brasileiro de Ciências 
Interdisciplinares da Comunicação, Curitiba: Positivo/INTERCOM, setembro de 2009.  

 
 
ROCHA, Ilidio . Contribuição para a história da imprensa em Moçambique, Lourenço 

Marques: Centro de Documentação e Informação, 1973. 
 
 
ROCHA, Ilidio. A imprensa de Moçambique, Lisboa: Livros do Brasil, 2000.  
 
 
http://www.companhiademocambique.blogspot.com/2003_07_01_archive.html 
 
 
“ECO DO NYASSA”, Ibo, edição 1, de 25 de fevereiro de 1919 
                                           edição 2, de 15 de março de 1919 
           edição 3, de 31 de março de 1919 
           edição 4, de 15 de abril de 1919 
           edição 5, de 30 de abril de 1919 
 
 
“...O DO NYASSA”, Ibo, edição 1-21, de 31 de julho de 1920 
                                         Edição 6-26, de 1º. de janeiro de 1922 


