Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26713
Tipo: Article
Título: Impacto da ausência de análise de risco: estudo de caso nas empresas que fizeram o processo de abertura de capital na bolsa de valores no período de 2021
Autor(es): Barreto, Gustavo Azmus
Orientador: Etges, Ana Paula Beck da Silva
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: POLÍTICA DE RISCOS
IPO
MERCADO DE CAPITAIS
IBOVESPA
COSO
Resumo: A abertura de capital na bolsa de valores vem sendo a estratégia de diversas companhias que visam expandir seus projetos de investimentos e aumentar sua competitividade. Analisando o contexto, vemos o número de investidores e de custódia da bolsa brasileira (Ibovespa) disparar recentemente, assim como o número de empresas abrindo capital. Por outro lado, o movimento requer uma política de riscos bem definida e profissionalismo por parte das companhias, afinal envolve o futuro da mesma e milhões de reais arrecadados de terceiros. O estudo tem como objetivo analisar a política de gestão de riscos citada pelas 41 empresas que abriram capital na B3 em 2021. Através da coleta de dados das companhias, da identificação de tendências e seguindo como premissa a metodologia de COSO para analisar política de riscos, foi possível identificar que as companhias que cumpriram o proposto na destinação dos recursos captados e obtiveram melhoria nos resultados operacionais são as que apresentaram as mais completas propostas envolvendo política de gestão de riscos, comprovando uma correlação entre essas variáveis. O estudo contribui para uma maior conscientização no que diz respeito a ofertas de abertura de capital e realizar uma análise crítica acerca do tema, servindo como parâmetro para as próximas que virão.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26713
Aparece nas Coleções:TCC Engenharia de Produção

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_2_GUSTAVO_AZMUS_BARRETO_TCC.pdfTexto completo481,34 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.