Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/6715
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Marta Luz Sisson dept_BR
dc.contributor.authorMariucci, Sérgio Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-19T02:02:25Z-
dc.date.available2014-07-19T02:02:25Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/6715-
dc.description.abstractNeste estudo busca-se relacionar o processo de formação do gestor da escola católica com a qualidade da educação. As escolas católicas, na Arquidiocese de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, por meio de seus gestores serviram de campo de investigação. Quanto ao processo de formação dos gestores foi considerada a trajetória profissional e acadêmica construída pelo gestor antes e durante o período em que desempenha a função diretiva na escola. Neste estudo, o processo de formação do gestor da escola católica, em sua relação com a qualidade da educação, abre possibilidades para a articulação entre três eixos temáticos: a gestão escolar, no viés da formação de seus gestores; a qualidade da educação; e a identidade da escola católica. Utilizou-se a metodologia qualitativa e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as entrevistas presenciais e via questionário online. A análise dos dados foi realizada a partir dos dados obtidos nas entrevistas e em continuidade com a pesquisa bibliográfica. Nesta pesquisa teve-se por objetivo identificar os aspectos importantes sobre a formação de gestores de escola e, em específico, de gestores da escola católica e aprofundar a análise sobre a possível relação entre a gestão e a qualidade da educação de modo a ressaltar os valores inerentes à identidade e missão da escola católica no Brasil. Assim, nos resultados, constatou-se que a identidade confessional e a tradição da escola é o fator integrador entre o modelo de gestão, o perfil do gestor e a qualidade da educação.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to relate the education process of catholic school principals to the quality of education. The Catholic Schools of Porto Alegre Archdiocese by their principals was the research field to this study. Conserning the principals profile was considered, in this study, the principals professional and academical development at the time before and during the period in which it plays a role in a respective school. The relationship between the principal education process with the quality of education opens the possibility for the articulation of three themes: school management, with focus on managers education; quality of education; and the identity of the Catholic school. This study follows the qualitative methodology, the instruments for data collection used were personal interviews and through an online survey, data analysis was performed from data obtained in interviews and in continuity with the literature search. This research aims to identify the important aspects about the training of school managers and, specifically, the managers of the Catholic school and further analysis on the possible relationship between the management and the quality of education in order to emphasize the values inherent to the identity and Catholic mission school in Brazil. Thus, on the results, it was found that the confessional identity and tradition of the school is the integrating factor between the management model, the manager profile and quality of education.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO CATÓLICApt_BR
dc.subjectESCOLAS CATÓLICASpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E RELIGIÃOpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleA formação dos gestores e a qualidade da educação nas escolas da Arquidiocese de Porto Alegrept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000458797-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,72 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.