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dc.contributor.advisorDe la Fare, Mónica-
dc.contributor.authorRosa, Alan Barcellos da-
dc.date.accessioned2017-06-23T12:03:50Z-
dc.date.available2017-06-23T12:03:50Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10344-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo problematizar a implementação da Lei Federal 10.639/03 no currículo escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Alvorada/RS, com base na construção de identidades étnico-raciais dos educandos, a partir da percepção dos interlocutores da pesquisa. A referida lei, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, foi sancionada em 2003 e, a despeito do tempo de sua criação, na prática ainda se mostra pouco difundida. Com base nesse contexto, pretende-se compreender o tema das relações étnico-raciais tanto no currículo quanto na vida dos educandos de uma escola pública de Alvorada/RS que disponibiliza a modalidade EJA no Ensino Médio. Metodologicamente, este trabalho prioriza a construção de dados qualitativos e quantitativos, combinando uso de questionário aos educandos e a realização de entrevistas semi-estruturadas a educadores, educandos e equipe diretiva da escola estudada.pt_BR
dc.description.abstractThis research project aims at discussing the implementation of the federal law 10.639/03 in the EJA (young and adult education) school curriculum, based on the construction of students’ ethnic-racial identities, from the research interlocutors’ perception. The aforementioned law, which made the teaching of African and afro-Brazilian history and culture mandatory in the school curriculum, was passed in 2003 and, despite the time of its creation, its practical application is still little spread. Based on this context, this study aims at understanding the implementation process of the law 10.639/03 in a public school of Alvorada City /RS that offers EJA as a modality in High School. Methodologically, this paper will prioritize the construction of qualitative and quantitative data, combining the use of questionnaires only for the studentes and semi-strucured interviews for teachers, students and directing team of the school.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLAR - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE SOCIALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
dc.titleCurrículo e identidades étnico-raciais: desafios na implementação da Lei 10.639/03 no ensino médio da EJA em Alvorada/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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