Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10375
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGertz, René Ernaini
dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Roberto Staudt
dc.contributor.authorMarques, Leticia Rosa
dc.date.accessioned2017-07-01T12:03:24Z-
dc.date.available2017-07-01T12:03:24Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10375-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo analisar alguns dos limites e das possibilidades de manutenção e ascensão social para os considerados homens de cor no Brasil do século XIX. Para isso, a trajetória do maestro, pardo, Joaquim José de Mendanha tornou-se o eixo principal deste trabalho. Acompanhando seu deslocamento espacial ao longo do Império, bem como os diversos contextos (sociais, políticos, raciais, culturais) em que se encontrava imerso, buscamos, através deste maestro, uma incursão por caminhos como o da música, da carreira militar e do associativismo religioso, analisando alguns dos possíveis espaços de sociabilidade para pardos e mulatos neste período. Dessa forma, ao longo dos capítulos, destacaremos os elementos que levaram esse personagem a se tornar uma importante referência no cenário musical rio-grandense, problematizando o que significava/representava a cor, enquanto não apenas referência cromática, mas como lugar social e quais características/elementos precisariam ser acionados para uma possível mobilidade no período oitocentista.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze some of the limitations and possibilities of preservation and social ascension for the considered men of color in the nineteenth century in Brazil. As such, the trajectory of the mulatto teacher, Joaquim José de Mendanha, has become the main axis of this work. Following his spatial displacement throughout the Empire, as well as the different contexts (social, political, racial, cultural) in which he was immersed. Through this teacher, we seek an incursion through the ways of music, military careers and religious associations, analyzing some of the possible social spaces for mulattos of this period. Thus, through out the chapters, we will highlight the elements that led to this character to become an important reference in the music scene of Rio Grande do Sul State, inquiering what color meant/ represented, not just as a chromatic reference, but as a social place where such characteristics /elements would be necessary to be activated for a possible mobility in the period of the nineteenth century.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMÚSICA - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectMENDANHA, JOAQUIM JOSÉ DE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectREGÊNCIA (MÚSICA)pt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.titleO maestro Joaquim José de Mendanha: música, devoção e mobilidade social na trajetória de um pardo no Brasil oitocentistapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000484042-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,5 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.