Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10378
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEscosteguy, Ana Carolina Damboriarena
dc.contributor.authorAntunes, Antonio Paulo Serpa
dc.date.accessioned2017-07-05T12:04:28Z-
dc.date.available2017-07-05T12:04:28Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10378-
dc.description.abstractEsta pesquisa procura investigar como empresas jornalísticas fazem uso das ferramentas de web analytics, os sistemas que coletam, compilam e geram relatórios de audiência de seus websites. Através da realização de pesquisa qualitativa junto às redações dos jornais Jornal NH (Novo Hamburgo/RS) e Diário Gaúcho (Porto Alegre/RS) procurouse observar a relação entre a adoção dos sistemas de medição de audiência e a implantação de processos de convergência jornalística nas redações, sua incorporação aos processos editoriais dos jornalistas e sua influência na definição do modelo de negócios dessas organizações. Para análise do tema, buscou-se uma aproximação com a Economia Política da Comunicação, de modo a verificar se estas ferramentas são usadas como forma de maximizar os lucros das empresas jornalísticas. Observou-se nos estudos de caso que existe um equilíbrio entre fazer o trabalho jornalístico e conquistar mais audiência e ainda que o web analytics é um instrumento de apoio para decisões corporativas, influenciando na escolha das estratégias de negócios adotadas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate how news companies use web analytics tools, the systems which collect, compile and generate their websites’ audience reports. Through qualitative research conducted along the editorial offices of the Jornal NH (Novo Hamburgo/RS) and the Diário Gaúcho (Porto Alegre/RS) newspapers, the study observed the relationship between the adoption of audience measurement systems and the implementation of journalistic convergence processes in newsrooms, their incorporation to the editorial processes of the journalists and their influence in defining these organizations’ business models. For the analysis, the Political Economy of Communication was approached with the intent of verifying whether such tools are used to maximize news companies’ profits. The case studies showed that there is a balance between performing journalistic work and reaching more audience, as well as that the web analytics is a supporting tool for corporate decisions, influencing in the choices of business strategies to be adopted.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectMÍDIA DIGITALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSA - AUDIÊNCIApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleJornalismo mensurado: uma investigação sobre os impactos dos sistemas de medição de audiência em sites de notíciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000484088-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo621,2 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.