Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/10381
Tipo: masterThesis
Título: Liderança sustentável: uma análise dos atributos que a caracterizam no contexto organizacional
Autor(es): Armani, Ananda Borgert
Orientador: Petrini, Maira de Cássia
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: LIDERANÇA
SUSTENTABILIDADE
RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Data de Publicação: 2017
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os atributos que caracterizam as lideranças sustentáveis nas organizações. Em contexto no qual questões sociais e ambientais passam a fazer parte da agenda das organizações, incluindo-se nesta pauta a temática da sustentabilidade e da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), pesquisas apontam fortemente o papel fundamental que os gestores exercem na adoção e integração de práticas sustentáveis ao negócio da organização. Lidar com os desafios relacionados à sustentabilidade exige características e competências específicas de tais gestores. Apesar de ser possível encontrar estudos que investiguem com embasamento teórico o tema de lideranças sustentáveis, identifica-se pouca convergência entre eles, a começar pela nomenclatura utilizada ao caracterizar tais lideranças. Características, comportamentos e competências são algumas destas nomenclaturas e, a partir da sua revisita, compilamos todas sob o rótulo de atributos. Desta forma, ao buscar analisar os atributos que caracterizam as lideranças sustentáveis, o método utilizado foi estudo de casos múltiplos e comparativos, no qual foram entrevistados 14 gestores de quatro diferentes empresas. Os resultados apontam sete atributos importantes das lideranças sustentáveis: Liderança, Habilidade Interpessoal, Foco em Sustentabilidade, Orientação para a Mudança, Alinhamento com a Cultura Organizacional, Valores e Princípios Morais e Visão de Negócio. Estes atributos podem estar relacionados aos aspectos pessoais do gestor ou à cultura da organização da qual o gestor faz parte. Além disso, estes atributos podem estar relacionados entre si, de modo que a importância de um reforça a importância de outro.Por fim, foram identificados três motivadores principais para a RSC nas organizações: Valores da organização, Engajamento e retenção de profissionais e Vantagem competitiva, os quais foram relacionados aos atributos identificados.
This research had as its goal to analyze the attributes that characterize the sustainable leadership in the organizations. In a context in which social and environmental questions make part of the organizations agenda, including in these issues up to discussion the thematic of sustainability and the Corporate Social Responsibility (CSR), researches point out substantially the fundamental role that leaders exert to encourage adoption and integration of sustainable practices in the organization business. The managing of challenges related to sustainability requires specific characteristics and competences of such leaders. Though it is possible to find out studies that examine the theme sustainable leadership in a theoretical basis, it is denoted little convergence among them, firstly when checking the nomenclature applied to characterize such leadership. Characteristics, behavior and competences are some of these nomenclatures and from its revisit we compiled all of them under the label of attributes. So, when questing to analyze the attributes that characterize the sustainable leadership, the applied method was the study of multiple and comparative cases, interviewing 14 leaders of four different companies. The results point out seven important attributes of sustainable leadership: Leadership, Interpersonal Skill, Focus on Sustainability, Guidance to Change, Alignment with the Culture of the Organization, Moral Values and Principles and Business Vision. These attributes can be related to the leader personal aspects or to the culture of the organization in which he is part of. Also, these attributes can be related to each other in such a way that the importance of one reinforces the importance of the other.Finally, It was identified three main motivational factors for the CSR in the organizations: the Values of the Organization, Commitment and Retention of Professionals and Competitive Advantage, which were tied up with the identified attributes.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10381
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese (Administração e Negócios)

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