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dc.contributor.advisorFerreira, Gabriela Cardozo
dc.contributor.authorSeabra, Sandra Abrantes Krug
dc.date.accessioned2017-08-22T12:06:59Z-
dc.date.available2017-08-22T12:06:59Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10559-
dc.description.abstractAs organizações contemporâneas formulam e implementam estratégias com o objetivo de atingir melhores resultados e de se manter no mercado, sendo a diferenciação pela Qualidade, uma destas estratégias. Organizações hospitalares acompanham este movimento, utilizando a Acreditação Hospitalar como uma iniciativa de qualidade. A Acreditação consiste na avaliação externa da qualidade dos serviços de saúde, tendo como referência padrões pré-estabelecidos que expressam as boas práticas nesta área. Este trabalho analisa a estratégia de Acreditação nas organizações hospitalares. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando, como estratégia de pesquisa, o estudo de casos múltiplos, de caráter exploratório. Foram analisadas três organizações hospitalares brasileiras, acreditadas pela Joint Commission International. Os resultados obtidos identificaram, como principais motivações para adoção da Acreditação pelas organizações hospitalares, a avaliação objetiva e garantia da qualidade, melhoria dos processos, cultura organizacional e pressões competitivas. Como fatores críticos de sucesso para implementação da Acreditação, gerando impacto positivo no processo, foram constatados o envolvimento das lideranças e do grupo médico, o reconhecimento estratégico da qualidade, foco da organização no paciente e na melhoria contínua, valores da organização, sensibilização, educação e treinamento, imersão da organização no processo, trabalho em equipe, empowerment dos funcionários, abertura da organização para mudanças, domínio da metodologia da qualidade e atividade de consultoria.A cultura do grupo médico evidenciou-se como o principal fator a dificultar a implementação da Acreditação nas organizações hospitalares. As principais vantagens competitivas associadas à Acreditação incluem a qualificação dos profissionais, eficiência, desempenho e reconhecimento da organização, acesso e ampliação do mercado, atendimento do paciente e segurança da estrutura física. Foi verificado ainda, o alinhamento da Acreditação com a estratégia geral de diferenciação pela Qualidade nas organizações estudadas. Implicações gerenciais e acadêmicas, assim como sugestões de pesquisas futuras, são apresentadas ao final do estudo.pt_BR
dc.description.abstractContemporary organizations formulate and implement strategies with the aim of achieving better results and remaining in the market. One of these strategies is differentiation by Quality. Hospital organizations follow that trend, using Hospital Accreditation as quality initiative. Accreditation is an external evaluation of the quality of health services, having as reference pre-established standards that express good practices in this area. This paper analyzes the Accreditation strategy in hospital organizations. To do so, a qualitative study was carried out, using as research strategy the study of multiple cases of an exploratory nature. Three Brazilian hospital organizations accredited by the Joint Commission International were analysed. The results obtained identified the following main motivations to adopt Accreditation by hospital organizations: objective evaluation and quality assurance, improvement in processes, organizational culture and competitive pressures. Critical factors to implement Accreditation successfully, generating a positive impact on the process, were involvement of leaderships and medical staff; strategic recognition of quality; organization focus on the patient and on continuous improvement; organizational values; sensitivity, education and training; organization immersion in the process; team work; employee empowerment, opening of the organization for changes; mastering of quality methodology and consultancy activity. The medical staff culture was seen as the main factor to make implementation of Accreditation in hospital organizations difficult. The main competitive advantages associated with Accreditation include qualification of professionals, organizational efficiency, performance and recognition, access and market expansion, patient care and safety of physical structure.Alignment of Accreditation with the general strategy of differentiation by Quality in the organizations studied was also verified. Managerial and academic implications, as well as suggestions for further studies, are presented in the last section of the paper.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectADMINISTRAÇÃO HOSPITALARpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADEpt_BR
dc.subjectESTRATÉGIApt_BR
dc.titleAcreditação em organizações hospitalarespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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