Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10603
Tipo: doctoralThesis
Título: Um caminho para Troia: estudo de notas manuscritas para aulas e sua contribuição para a composição do ensaio Aspectos estruturais na Ilíada de Donaldo Schüler
Autor(es): Silva, Odi Alexander Rocha da
Orientador: Passos, Marie-Hélène Paret
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: CRÍTICA GENÉTICA
HOMERO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
SCHÜLER, DONALDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ILÍADA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LITERATURA
Resumen: Este trabalho dedica-se ao estudo de notas manuscritas para aulas de Donaldo Schüler. O conteúdo destas notas enfoca questões ligadas ao enredo da Ilíada, em especial as relacionadas ao Canto IX da referida obra. O interesse dessa tese consiste em revelar o papel que essas notas para aulas tiveram na feitura da obra Aspectos Estruturais na Ilíada. Essas notas fazem parte de um dos fichários, intitulado Ilíada II, que apresenta notas manuscritas para aulas sobre Homero e suas obras. Essas notas foram feitas por Schüler quando era docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Deste fichário, escolhemos três fichas como recorte para análise. Tais fichas pertencem ao conjunto de discussões correspondentes ao Canto IX da Ilíada”. Para facilitar a referência, as fichas se apresentam numeradas e classificadas da seguinte maneira: ficha 1, que discute a psicologia do homem antigo, ficha 2, que apresenta um resumo do Canto IX para fins didáticos e ficha 3, que esboça algumas reflexões sobre o personagem Fênix. O conteúdo destas fichas demonstra já a partir de seu esboço a presença de um pensamento ensaístico, marcado por interrogação, inquietação e reflexão. Tal pensamento, desdobrando- se em reflexões mais complexas como uma tese e um ensaio publicado, revelam por meio de evidências materiais que, em paralelo à sala de aula o professor desenvolve um pensamento ensaístico próprio, caracterizado por reflexões críticas a respeito do que pesquisa e ensina e que se reflete em sua produção científica.
This work is dedicated to the study of handwritten notes for classes by Donaldo Schüler. The content of these notes focuses on issues related to the plot of the Iliad, especially those related to Song IX of that work. The interest of this study is to reveal the role that these notes for classes had in the making of the published work of Schüler Aspectos Estruturais na Ilíada. These notes are part of one of the binders, entitled Iliad II, which features handwritten notes for classes on Homer and his works. These notes were made by Schüler when he was a professor at the Federal University of Rio Grande do Sul. From this binder, we chose three pieces as a clipping for analysis. These three pieces belong to the set of discussions corresponding to Song IX of the Iliad. To make easy the reference, the pieces are numbered and classified as follows: Piece 1, which discusses the psychology of the ancient man, Piece 2, which presents a summary of Song IX for didactic purposes and Piece 3, which outlines some reflections on the Phoenix character. The contents of these pieces demonstrate just from their outline the presence of an essayistic thought, marked by questioning, restlessness and reflection. Such thinking, unfolding in more complex reflections such as a thesis and a published essay, reveals through material evidence that, parallel to the classroom, the teacher develops his own essayistic thought, characterized by critical reflections on what he researches and teaches, which is reflected in his scientific production.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10603
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000484656-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo9,19 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.