Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/10698
Tipo: doctoralThesis
Título: Vidas que fazem história no ensino de matemática: as trajetórias de formação profissional e as tecnologias
Autor(es): Silva, Mercedes Matte da
Orientador: Viali, Lorí
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
HISTÓRIA ORAL
EDUCAÇÃO
Data de Publicação: 2017
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar e analisar as narrativas de professores de Matemática do Estado do Rio Grande do Sul, que no conjunto permitiram compreender o seu pensamento e a sua prática pedagógica. Nas narrativas os professores organizaram e refizeram seus caminhos pessoais e profissionais sob o estímulo de seus projetos de identidade e de suas relações com as tecnologias. Para se ter o entendimento a respeito da formação de um professor de Matemática, o ponto de partida foi esclarecer não somente a maneira como se formaram os primeiros professores de Matemática do Brasil no momento da criação das universidades, mas também apontar o surgimento do modelo de professor dessa disciplina. Com o avançar do tempo, modificações ocorrem com o aparecimento de tecnologias e sua inserção nas aulas de Matemática. Seguindo uma perspectiva de pesquisa qualitativa, a proposta metodológica História Oral de Vida, utilizamos a entrevista com 12 professores de Matemática, os quais têm experiência nos cursos de licenciatura de Matemática como formadores de professores. As narrativas proporcionaram a visibilidade do ensino de Matemática no período percorrido por três gerações de professores e a compreensão dos avanços das tecnologias para aprender, ensinar e pensar a Matemática.
This research’s objective is to present and analyze the narratives of Math professors in the State of Rio Grande do Sul, which in its whole allow us to understand their thought and pedagogical practice. In their narratives, the professors organized and redid their personal and professional paths under the stimulus of their projects of identity and their relation with technologies. To have the understanding regarding the formation of a Math professor, the starting point was to clarify not only the way the first Math professors of Brazil got their academic formation in the moment they created the universities; but also, point out the origin of this model of professor in this subject. With time, modifications occur with the creation of technologies and its insertion in Math classes. Following a perspective of qualitative research, the methodological proposition “História Oral de Vida” (Oral History of Life), we used interviews with 12 Math professors who have experience teaching undergraduate courses in Math. The narratives allowed visibility in the Math academic field in the period of three generations of professors and the comprehension of technological advancement to learn, teach and think Math.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10698
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese (Educação em Ciências e Matemática)

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000484853-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,55 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.