Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10876
Tipo: masterThesis
Título: Compreensão leitora e consciência textual na predição leitora: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental a partir da leitura de uma fábula
Autor(es): Baretta, Danielle
Orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: PREDIÇÃO (LINGUÍSTICA)
LEITURA - COMPREENSÃO
FÁBULAS - CRÍTICA
PSICOLINGUÍSTICA
LINGUÍSTICA
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar, numa perspectiva psicolinguística, o uso da estratégia de predição leitora durante a leitura de uma fábula. Mais especificamente, o interesse foi examinar se existe correlação entre o uso da predição e o nível de consciência textual no uso dessa estratégia. Participaram do estudo 45 alunos com idade entre 10 e 13 anos, de classe média, frequentando o 6º ano do Ensino Fundaental de uma escola pública federal da cidade de Porto Alegre. A tarefa consistia em um questionário em formato segmentado, no qual o texto era apresentado em fichas que continham uma parte da história e perguntas que estimulavam o uso da predição. Para cada pergunta havia uma questão correspondente sobre os aspectos considerados pelo leitor para chegar a cada resposta. As respostas às perguntas de predição foram classificadas em três categorias: categoria I (predições improváveis); categoria II (predições plausíveis, mas incompletas) e categoria III (predições plausíveis e completas). As respostas às perguntas de justificativa, por sua vez, foram classificadas em três níveis de consciência textual: nível (estado subsconsciente); nível II (comportamento epilinguístico) e nível III (comportamento metalinguístico). Os resultados indicam uma correlação linear de 0,7923, relacionando o uso da predição e o nível de consciência textual de forma direta e positiva. Além disso, os dados demonstram que os alunos na faixa etária e escolar analisadas são capazes de realizar predições apropriadas, coerentes com o que foi veiculado no texto e que são capazes de explicitar as bases geradoras de suas predições, indicando as informações intratextuais ou extratextuais utilizadas nas predições.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10876
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000485663-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo686,82 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.