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Tipo: doctoralThesis
Título: Ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: estudo das concepções teóricas e práticas pedagógicas de professores da área das ciências da natureza
Autor(es): Rebello, Ana Paula Santos
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO
ENSINO MÉDIO
POLÍTICA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO
Resumo: Essa tese apresenta os resultados de uma investigação realizada no âmbito do Ensino Médio Politécnico, em quatorze escolas estaduais no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, pertencentes de forma representativa às sete mesorregiões do estado, reunindo depoimentos de quatorze professores, que têm as Ciências da Natureza (Química, Física ou Biologia) como formação e que desenvolvem a docência no espaço destinado à pesquisa: Seminário Integrado. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender como as concepções teóricas e práticas pedagógicas de professores da área do conhecimento das Ciências da Natureza que atuam no Seminário Integrado em escolas das sete mesorregiões do Rio Grande do Sul relacionam-se em termos de coerência com os pressupostos teóricos do Ensino Médio Politécnico (EMP). Os dados de pesquisa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores pertencentes às sete mesorregiões do estado. As entrevistas transcritas foram tratadas por Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2007). A análise realizada das respostas das entrevistas produziu argumentos que sustentam a hipótese de que se o modelo do EMP for aplicado, a estratégia 3.1, que abrange o incentivo de práticas pedagógicas interdisciplinares, aproximando a teoria com a prática por meio da renovação do currículo no Ensino Médio, presente no Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), poderá ser atingida. Com isso, depreende-se que os professores que desempenham suas atividades no Seminário Integrado relacionam os conceitos presentes no material da SEDUC/RS, como parte-totalidade, reconhecimento dos saberes, teoria e prática, interdisciplinaridade, avaliação emancipatória e pesquisa utilizando-os em suas práticas pedagógicas.Conclui-se também que as atividades realizadas no Seminário Integrado contribuem para a formação do educando, promovendo aspectos emancipatórios e situações que poderão ser utilizadas no mercado de trabalho. Assim, mesmo com algumas dificuldades identificadas, como a falta de formação continuada, a necessidade de maior tempo de planejamento ou ainda a pouca assistência da mantenedora, defende-se que é necessário a continuidade deste estudo no que se refere às concepções e práticas de professores, em especial em escolas públicas.
This thesis presents the results of an investigation carried out in the framework of Polytechnic High School, in fourteen public schools in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, representing seven mesoregions, gathering testimonies of fourteen teachers with major in Natural Sciences (Chemistry, Physics or Biology) and whose teaching is focused on the space destined to research: Integrated Seminar. Therefore, the general objective of this research was to understand how the theoretical conceptions and pedagogical practices of teachers of Natural Sciences who work in the Integrated Seminary in schools of the seven mesoregions of Rio Grande do Sul deal, in terms of coherence, with the theoretical assumptions of the Polytechnic High School. Research data was obtained through semi-structured interviews with the teachers from these seven mesoregions. Transcribed interviews were treated by Discursive Textual Analysis, per Moraes and Galiazzi (2007). The analysis of the interview responses produced arguments to support that if the EMP model is applied, strategy 3.1 will be reached, encompassing the encouragement of interdisciplinary pedagogical practices that bring theory and practice closer together through the renewal of the curriculum in High School, present in the National Education Plan (BRASIL, 2014). Hence, it verified that the teachers who carry out activities in the Integrated Seminar relate the concepts present in the SEDUC / RS material as part-totality, recognition of knowledge, theory and practice, interdisciplinarity, emancipatory evaluation and research, using them in their pedagogical practices.It can also be concluded that the activities carried out in the Integrated Seminar contribute to the education of the learner, promoting emancipatory aspects and situations that prepare for the labor market. Accordingly, despite some difficulties, such as the lack of continuous training, the need for greater planning time or even poor assistance of the sponsor, it is undoubtedly necessary to continue this study regarding conceptions and practices of teachers, especially in public schools.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10891
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