Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10937
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dc.contributor.advisorParedes, Marçal de Menezes
dc.contributor.authorBrito, Rômulo de Jesus Farias
dc.date.accessioned2017-12-05T11:01:29Z-
dc.date.available2017-12-05T11:01:29Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10937-
dc.description.abstractNesta tese, realiza-se uma análise sobre a obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), a fim de compreender como este intelectual português mostrou vários aspectos relativos á sociedade brasileira em suas publicações satíricas. Conhecido como o maior caricaturista português do século XIX, Bordalo também atuou profissionalmente no Brasil entre 1875 e 1879, mas suas composições sobre o país precedem esta estadia e se estendem para vários anos após seu retorno a Portugal. Compreender a maneira como o Brasil fora apresentado ao longo de todos estes anos, os elementos que influenciavam a visão do autor sobre o país e as possíveis funções que tais composições possuem em sua obra é o principal objetivo deste trabalho. O estudo parte da hipótese de que o Brasil se constitui enquanto um eixo transnacional de reflexão na obra do autor, sendo utilizado como instrumento para pensar a sociedade portuguesa e, por outro lado, tendo sua interpretação influenciada pelas concepções do caricaturista sobre Portugal, em um constante processo de interlocução entre as duas margens do Atlântico. A fim de realizar tal investigação, serão analisadas composições produzidas antes, durante e após a estadia, presentes nos periódicos e álbuns de caricaturas produzidos por Bordalo tanto em Portugal quanto no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractIn this thesis, an analysis of the caricature work of Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) is made, in order to understand how this Portuguese intellectual showed several aspects related to Brazilian society in his satirical publications. Known as the greatest Portuguese caricaturist of the nineteenth century, Bordalo also worked professionally in Brazil between 1875 and 1879, but his compositions about the country precede this stay and extend for several years after his return to Portugal. Understanding how Brazil was presented throughout all these years, the elements that influenced the author's view of the country and the possible functions that such compositions have in their work are the main objectives of this work. The study is based on the hypothesis that Brazil constitutes a transnational axis of reflection in the work of the author, being used as an instrument to think the Portuguese society and, on the other hand, having its interpretation influenced by the conceptions of the caricaturist about Portugal, in a constant process of interlocution between the two shores of the Atlantic. In order to carry out such research, we will analyze compositions produced before, during and after the stay, present in the periodicals and albums of caricatures produced by Bordalo in both Portugal and Brazil.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCARICATURAS - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectRELAÇÕES CULTURAISpt_BR
dc.subjectINTELECTUAIS - PORTUGALpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.titleUm traço sobre o Atlântico: o Brasil na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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