Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/11020
Tipo: masterThesis
Título: Percepções de professores de ciências da natureza da educação básica sobre a pesquisa em sala de aula presentes em narrativas
Autor(es): Silva, Carla Melo da
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO BÁSICA
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar narrativas de professores de Ciências Naturais, de Educação Básica, sobre pesquisa em sala de aula. Para isso, foram analisadas as narrativas de 27 professores, que foram matriculados em um programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil. Esses participantes narraram situações nas quais eles experimentaram a pesquisa na sala de aula, como professor ou como aluno. Para análise, as narrativas foram transformadas em mônadas, seguindo a proposta de Walter Benjamin. Para a composição das mônadas, utilizou-se a Lógica de Labov para evitar a variabilidade narrativa. As mônadas com conteúdo similar foram reunidas, constituindo as amálgamas das mônadas. Nesses grupos foram identificadas as percepções dos professores sobre a pesquisa na sala de aula, a partir do seguinte questão de pesquisa: De que modo as percepções dos professores de Ciências da Natureza da Educação Básica sobre pesquisa em sala de aula estão presentes em suas narrativas? A investigação mostrou que os participantes consideram a pesquisa em sala de aula relevante. Eles afirmam que é um modo de potencializar as relações entre os sujeitos da aprendizagem e de possibilitar a construção da autonomia e a formação crítica. Apontam vários fatores positivos, quando a comparam com as práticas tradicionais de ensino. Entretanto, afirmam que é uma prática pouco utilizada nas salas de aula. Mencionam que a formação docente não qualifica para o uso da pesquisa em sala de aula nas escolas. Por isso, a pesquisa como princípio pedagógico e como método de ensino e aprendizagem necessita ser estudada, na teoria e na prática nos cursos de formação de professores. Isso pode oportunizar ao professor em formação ver-se como pesquisador e reconheça a relevância da pesquisa para a aprendizagem.
The objective of this dissertation is to analyze narratives of teachers of Natural Sciences, of Basic Education, about research in the classroom. For this, was analyzed the narratives of 27 teachers, who were enrolled in a postgraduate program in Education in Science and Mathematics of a Communitary University from the South of Brazil. These participants narrated situations in which they experienced the research in the classroom, as a teacher or as a student. For analysis, the narratives were transformed in monads, following propose by Walter Benjamin. For the monads composition, it was used Labov’s Logic to avoid narratives variability. The monads with similar contents were gathered, constituting the amalgams of monads. In these groups, the teachers' perceptions about the research in the classroom were identified, based on the following investigation question.: How the perceptions of Nature Science teachers’ of the Basic Education about research in classroom are presents in your narratives? Research has shown that participants consider relevant classroom research. They affirm that it is a way of enhancing relations between the subjects of learning and of making autonomy and critical formation possible. They point to several positive factors when compared to traditional teaching practices. However, they say that it is a little used practice in classrooms. They mention that teacher education does not qualify for the use of classroom research in schools. Therefore, research as a pedagogical principle and as a method of teaching and learning needs to be studied in theory and practice in teacher training courses. This may allow the teacher in training to see himself as a researcher and recognize the relevance of research to learning.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11020
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