Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11029
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dc.contributor.advisorPellanda, Eduardo Campos
dc.contributor.authorGomes Júnior, Paulo Pinheiro
dc.date.accessioned2018-01-16T11:01:41Z-
dc.date.available2018-01-16T11:01:41Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/11029-
dc.description.abstractA tese analisa o surgimento de uma nova categoria de newsmaking provocada pela ação do algoritmo do Facebook. A quantidade de interações realizadas pelo internauta afeta a lista de notícias recebidas. Para entender a ação deste algoritmo sobre as notícias foram entrevistados os editores da página de Zero Hora na rede social. Descobriu-se, então, que não há a garantia de que o usuário veja todo o conteúdo produzido pelo jornal. Os editores estimam que apenas 5% dos curtidores da página vão acabar enxergando os posts que foram publicados por Zero Hora. Em pesquisa realizada com a criação de um usuário do Facebook a tese descobriu que existe diferença entre os valores-notícia e os valores do algoritmo.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis analyzes the emergence of a new category of newsmaking caused by the influence of the Facebook’s algorithm. The amount of interactions carried out by the internet affects the list of incoming news. To understand the performance of this algorithm on the news it was conducted an interview with editors of Zero Hora’s page in the social network. It turned out then that there is no guarantee that the users actually see the whole content produced by the newspaper. The editors estimate that approximately only 5 % of the page followers will end up being aware of the posts that have been published by Zero Hora. In research conducted with the creation of a Facebook user the thesis found that there is a difference between news-values and algorithm values.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleÉ o algoritmo, estúpido: como os softwares provocam alterações no conceito de newsmakingpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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