Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/11044
Type: doctoralThesis
Title: Treinador e atleta: significados de uma relação na aprendizagem e desempenho esportivo de alto rendimento à luz da teoria de Buber
Author(s): Guiramand, Michelle
Advisor: Guilherme, Alexandre Anselmo
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2017
Keywords: ESPORTES
RELAÇÕES HUMANAS
EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract: A complexa relação que treinador e atleta estabelecem ao longo dos anos de convívio está permeada por múltiplos sentimentos, significados e emoções. Atravessada por momentos de exigência de altos graus de perfeição, produtividade e competência e, ao mesmo tempo, por uma profunda conexão entre o treinador e o atleta, esta relação está fundamentada por um misto de sentimentos que oscilam entre o afeto, a raiva, a admiração, a confiança e até mesmo a decepção. Procurando debater sobre importantes elementos que transitam por este relacionamento, a relação treinador-atleta é examinada à luz da teoria de Buber, que entende a existência dialógica do Eu-Tu como o fundamento das relações humanas, mas que também considera a relação Eu-Isso como o lugar e o suporte da experiência, do conhecimento e da utilização. O objetivo geral deste estudo é analisar o significado da relação treinador-atleta na aprendizagem e proficiência esportiva do atleta de alto rendimento de modalidades esportivas individuais sob a ótica do Eu-Tu e Eu-Isso de Buber. Como objetivos específicos a pesquisa se propõe a avaliar como os desdobramentos do Eu-Tu e do Eu-Isso na relação treinador-atleta refletem na aprendizagem e no desempenho esportivo de alto rendimento de modalidades esportivas individuais e identificar quais os indicadores de aprendizagem e desempenho que emergem do Eu-Tu e do Eu-Isso na relação treinador-atleta em modalidades esportivas individuais.Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com atletas de alto nível de desempenho de modalidades esportivas individuais e seus respectivos treinadores, usando como método de análise dos resultados a análise textual discursiva. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas mostrou que elementos do Eu-Tu e do Eu-Isso estão em permanente movimento de ir e vir, permeando a relação treinador-atleta. Assim, reciprocidade, encontro, confiança e suporte são as principais características encontradas na relação treinador-atleta no modo Eu-Tu, enquanto objetividade, utilização e distanciamento são as características reveladas no modo Eu-Isso, influenciando diretamente a aprendizagem e o desempenho esportivo.
The complex relationship that coaches and athletes establish throughout years together is permeated by multiple feelings, meanings, and emotions. It is crossed by moments that demand high levels of perfection, productivity, competence and, at the same time, a deep connection between both sides, turning this relationship into a mixture of feelings that oscillate between affection, anger, admiration, confidence and even disappointment. Aiming to discuss important elements that move along this relationship, the coach-athlete relationship was examined through the eyes of Buber's theory, which understands the dialogic existence of the I-Thou as the foundation of human relations and the I-It as the environment and support of experience, knowledge and application. This way, the general objective of this study is to analyze the significance of the coach-athlete relationship in the learning and athletic proficiency of high performance athletes of individual sports modalities from the perspective of Buber's I-Thou and I-It theory. The specific objectives of this research are: to evaluate how the I-Thou and I-It theory, unfolded in the coach-athlete relationship, reflects on the high-performance learning and performance of individual sports modalities and to identify which learning and performance indicators emerge from the I-Thou and the I-It theory in the coach-athlete relationship in individual sports modalities. A semi-structured interview was used as the collection instrument of the study and applied on high performance athletes of individual sports modalities and their respective coaches, using as method of analysis of the results the discursive textual analysis.The data analysis of the interviews revealed that the I-Thou and the I-It elements shift constantly, permeating the coach-athlete relationship. Therefore, reciprocity, gathering, confidence, and support are the main characteristics found in the I-Thou relationship, while objectivity, utility, and distance are the characteristics found in I-It, having a direct influence upon learning and sports performance.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11044
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000487558-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,28 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.