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dc.contributor.advisorSantos, Carlos Alexandre dos
dc.contributor.advisorSeferin, Marcus
dc.contributor.advisorFreire, Fausto
dc.contributor.authorCosta, Ronaldo Silvestre da
dc.date.accessioned2018-03-01T12:01:31Z-
dc.date.available2018-03-01T12:01:31Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/11113-
dc.description.abstractO setor de transportes apresenta significativos problemas ambientais relacionados às emissões de poluentes, agravados em regiões urbanas. A queima e a exploração de combustíveis fósseis são constantemente relacionadas ao aumento da temperatura média global. O uso de combustíveis, como os de origem vegetal e gás natural, tem sido uma alternativa frequente na mitigação de gases de efeito estufa. No entanto, devido às várias fontes de poluentes presentes no ciclo de vida do produto, o desempenho ambiental de produtos considerados amigáveis ao meio ambiente deve ser verificado. Este trabalho teve como objetivo quantificar as emissões de gases de efeito estufa emitidos durante a coleta de resíduos domiciliares por veículos pesados (caminhões) abastecidos com diferentes combustíveis: gás natural e diesel-B5. Propõe-se o desenvolvimento e a implementação de uma metodologia para a comparação das emissões de poluentes para o uso de GNV (gás natural veicular) e Diesel-B5, objetivando a mitigação de impactos ambientais em frota cativa que trafega diariamente na cidade de Porto Alegre – RS. Os caminhões foram monitorados com um equipamento analisador portátil de gases (O2, CO, CO2, NO, NO2, NOx, SO2, HC), e os consumos e a autonomia dos combustíveis foram obtidos junto à empresa prestadora do serviço. Com os dados levantados nas rotas estabelecidas, foi aplicada a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para realizar o estudo de comparação do desempenho ambiental entre o uso de GNV e Diesel-B5, considerando todas as etapas desde a produção até o consumo final dos combustíveis. Os resultados mostraram que o maior potencial para aquecimento global (segundo o método IPCC) ocorre para o GNV, considerando períodos de 20 anos, 100 anos e 500 anos.Quando comparadas as contribuições das diferentes etapas do processo, desde a produção até o uso do combustível, observou-se que o GNV apresenta os maiores impactos nas etapas de transporte e coleta de resíduos, enquanto o Diesel-B5 apresenta impacto significativo apenas na etapa de coleta de resíduos.pt_BR
dc.description.abstractThe transport sector represents a significant responsibility in the pollution emissions. Also, the consumption of fossil fuels is related with the rising of global average temperature due to the greenhouse gas emissions. Biofuels and natural gas are investigated as alternative fuels to mitigate the environmental impacts. However, due to the several source emissions within a product life-cycle, the environmental performance of an environmental friendly product must be verified. This work aims to quantify greenhouse gas emissions during household waste collection by heavy vehicles (trucks) fueled with different fuels. It was proposed the development and implementation of a methodology to compare both pollutant gas emissions and noise for the use of CNG (compressed natural gas) and diesel-B5, aiming to mitigate environmental impacts in captive fleet that travels daily in the Porto Alegre city, Rio Grande do Sul state, Brazil. The trucks were monitored using a portable gas analyzer equipment (O2, CO, CO2, NO, NO2, NOx, SO2, HC), and the fuel consumptions and autonomy were obtained from the company that provides the service. With the data collected on established routes, it was applied the Life Cycle Assessment (LCA) methodology to carry out the study comparing the environmental performance of the use of CNG and Diesel-B5. The results showed that higher global warming impact (according IPCC method) was observed to CNG, independently of the time horizon considered (20 100 or 500 years). When comparing the contribution of the process stages (from production to use of fuels), CNG presented higher impacts in the collection and venting steps, while diesel -- B5 presented in the collection step.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectGÁS NATURAL VEICULARpt_BR
dc.subjectDIESELpt_BR
dc.subjectIMPACTO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectENGENHARIA DE MATERIAISpt_BR
dc.titleQuantificação das emissões de gases de efeito estufa para veículos de coleta de resíduos domiciliares abastecidos com GNV e Diesel-B5 utilizando avaliação de ciclo de vida (ACV)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiaispt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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