Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/1178
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHansen, Peter Benten_US
dc.contributor.authorVontobel, Ottoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:53Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:53Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1178-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um estudo sobre o mercado de consumo residencial de água mineral, em embalagem retornável de 20 litros, na cidade de Porto Alegre, tendo como foco o setor de distribuição de água e os serviços logísticos associados. Este tipo de embalagem tem aumentado sua participação, que já representa mais de 50% no crescente volume de água mineral comercializado no Brasil. O crescimento da população em áreas metropolitanas dificulta o tratamento da água pública, e em busca de água pura para beber, a água mineral serve como alternativa, o benefício central é o mesmo, porém, as formas de entregar o produto são muito diferentes. A comercialização da água mineral depende do seu deslocamento, dos pontos de extração - fontes - até os consumidores, em embalagens que a acondicionem, de forma que o transporte, a venda, o manuseio e o consumo sejam viabilizados, diferente da água pública, encanada. O objetivo deste trabalho é analisar as características dos serviços logísticos que influenciam a decisão de compra dos consumidores. A realização deste estudo contempla a aplicação inicial de uma pesquisa qualitativa, objetivando a compreensão dos principais serviços logísticos envolvidos na comercialização do mercado em estudo.Na seqüência realiza-se uma pesquisa quantitativa, para caracterizar os grupos consumidores e hábitos de consumo deste mercado, bem como identificar e priorizar os atributos dos serviços logísticos requeridos pelos clientes. Como resultado, identificou-se que acessibilidade ao produto, agilidade na entrega, confiança no fornecedor, simplicidade na prestação do serviço, higiene e limpeza do produto e do serviço, são as características mais relevantes dos serviços logísticos. Estas características associadas a competitividade de preço, influenciam a decisão de compra de água mineral na embalagem de 20 litros.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the residential consumption of mineral water in 20 liters (5 gallon) returnable bottles’ market, in Porto Alegre city, focusing in the water delivery system and the logistical services associated to it. This type of packing have been increasing it’s participation that already represents 50% of the increasing volume of the commercialized mineral water in Brazil. The population growth in metropolitan areas makes the water treatment a more difficult process. Searching for drinking water, mineral bottled water become an alternative, due to it’s central benefit being the same, although the delivery system are very different. The commercialization of mineral water depends on it’s displacement, from the extraction – springs – until the customers, in proper package that enable transport, sales and handling to make it feasible for consumption, different than public water, distributed through pipes. The objective of this study is to analyze the logistical services characteristics that affect customer’s purchase decision. The study contemplates an initial qualitative research to comprehend the key logistical services involved in the commercialization of the studied market. Afterwards, a quantitative research was realized to characterize the different consumption groups and their habits, as well as identify and prioritize attributes required by the customers in the logistical services described. As result it was identified that product’s accessibility, quick delivery, trust on the supplier, simplicity on the service deliverance, cleanliness and hygiene in the product and on the service are the most relevant logistical services. Those characteristics together with price competitiveness are the factors that influence most the purchasing decision of mineral water in 20 liters (5 gallon).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.subjectLOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)pt_BR
dc.subjectSERVIÇOS AO CLIENTEpt_BR
dc.subjectDISTRIBUIÇÃO - ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.titleServiços logísticos como diferencial competitivo: o caso da água mineralpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000397506-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,35 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.