Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/12215
Type: doctoralThesis
Title: Animalidade e educação moral: cenas da vida selvagem na escola
Author(s): Colla, Rodrigo Avila
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2018
Keywords: DISCIPLINA ESCOLAR
EDUCAÇÃO MORAL
EDUCAÇÃO
Abstract: O presente estudo se trata de uma investigação sobre comportamentos de (in)disciplina e (in)subordinação em relação aos princípios da educação moral, especificamente daqueles relacionados a aspectos da animalidade humana. Apresenta-se cenas autorreferenciais que contemplam episódios desse cunho e estão repletas de metáforas relativas ao Reino Animal e a entes naturais. Do ponto de vista teórico o trabalho se nutre principalmente das obras de Freud, Heidegger e Deleuze e, mais destacadamente, é inspirado pela filosofia de Nietzsche. Busca-se compreender a animalidade enquanto potência criativa e é nessa perspectiva que as cenas são pensadas. Antes, no entanto, promove-se a contextualização do problema da animalidade e se discute a tensão entre animalidade e humanidade, estabelecendo relações com a formação humana. Elementos referentes à educação moral também são tematizados, tais como civilidade, socialidade e civilização, bem como o binômio instintos/instituições. Ademais, são problematizadas as acepções correntes dos termos humano e humanidade. Aborda-se a discussão teórica sobre os conceitos de moral e ética no campo da filosofia e os argumentos de autores que propõem uma crítica à moral. Outro conceito que ganha destaque é o de experiência, uma vez um dos objetivos do trabalho é problematizar acontecimentos com potencial transformador, colocando-os em cena.Num primeiro momento do relato autorreferencial, são exprimidas cenas que apresentam eventos de (in)disciplina e(in)subordinação vivenciados pelo pesquisador em sua prática docente. Na segunda parte da narrativa, são apresentadas cenas inspiradas em conversas com educadoras, notícias veiculadas na mídia e trechos de obras literárias. Considera-se fundamental, por fim, que a educação tome como tarefa o estímulo ao que se chamou de perspectivação e se valha de potências da animalidade para revigorar o sentido do verbo conviver. No final do trabalho, há ainda um apêndice intitulado Das Bestas, em que os personagens que aparecem nas cenas são arrolados e descritos em pormenores de modo semelhante a um bestiário.
The present study is an investigation of behaviors of (in)discipline and (in)subordination to the principles of moral education, specifically those related to aspects of human animality. It presents self-referential scenes that contemplate episodes of this kind and are full of metaphors related to the Animal Kingdom and natural beings. From the theoretical point of view the work draws mainly on the works of Freud, Heidegger and Deleuze and, most prominently, is inspired by the philosophy of Nietzsche. It seeks to understand animality as a creative power and it is from this perspective that the scenes are thought out. Before, however, the contextualization of the problem of animality is promoted and the tension between animality and humanity, related it to human formation. Elements relating to moral education are also thematized, such as civility, sociality and civilization, as well as the binomial instincts/institutions. In addition, the current meanings of the terms human and humanity are problematized. It approaches the theoretical discussion about the concepts of moral and ethics in the field of philosophy and the arguments of authors who propose amoral criticism. Another concept that stands out it is experience, once one of the objectives of the work is to problematize events with transforming potential putting it on the scene.At the first moment of the self-referential report, it presents scenes with events of (in)discipline and (in)subordination experienced by the researcher in his teaching practice. In the second part of the narrative, it presents scenes inspired by conversations with educators, news published in the media and excerpts from literary works. It is considered fundamental, lastly, that education takes as its task the stimulus to what has been called a perspectivation and uses animal power to reinvigorate the meaning of the verb to live together. At the end of the work, there is an appendix titled About the Beasts, in witch the characters that appear in the scenes are listed and described in detail in a manner similar to a bestiary.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12215
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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