Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/12436
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dc.contributor.advisorDe Ruggiero, Antonio
dc.contributor.authorAmbiedo, Fernanda Trentini
dc.date.accessioned2018-08-07T12:03:32Z-
dc.date.available2018-08-07T12:03:32Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/12436-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo compreender as relações do empreendedorismo familiar de imigrantes italianos, tendo em foco o pastifício da família Pappalardo que teve aproximadamente a duração de 34 anos durante os meados das décadas de 1930 e 1960 na cidade de Porto Alegre. Além disso, pretende-se contribuir para melhor compreensão à importância das formações empresariais familiares dos imigrantes italianos e suas relações com a cidade, buscando entender a constituição de uma empresa local sem investimentos externos, e com o intuito de ajudar a construir a história das influências culturais trazidas com os imigrantes e com a culinária deles. Visa-se contextualizar e compreender as transformações que foram feitas durante o período de funcionamento do pastifício, analisando também os métodos de divulgação e propaganda utilizadas durante o período, e o modo em que o consumidor era atraído, bem como as movimentações e rotações de funcionários dentro da empresa. Enfim, utilizará as definições do transnacionalismo em setores comerciais. As fontes estão disponibilizadas no acervo privado da família do fundador da empresa “Massas Pappalardo” e também presentes no arquivo da Junta Comercial de Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractThis paper’s objective is to comprehend the connections of domestic entrepreneurship of Italian immigrants, focusing on the pasta factory of the family Pappalardo, which lasted for approximately 34 years between the 1930’s and the 1960’s in the city of Porto Alegre. Furthermore, it intends to contribute to a better comprehension of the importance of the family business formations of the Italian immigrants and their connections with their city, attempting to understand the formation of a local company without external investments, and with the goal of helping to build the history of the cultural influences brought with the immigrants and their culinary practices. It wants to contextualize and understand the transformations which were made during the operating period of the pasta factory, also analyzing the methods of advertisement used during that time, and the way with which they attracted the customers, as well as the rotation of employees inside the company. Finally, it is going to use the definitions of transnationalism in commercial sectors. The sources are available in the private family collection of the “Massas Pappalardo” company founder and also present in the archives of “Junta Comercial de Porto Alegre”.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectIMIGRAÇÃO ITALIANA - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectIMIGRAÇÃO ITALIANA - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectINDUSTRIALIZAÇÃO - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectEMPREENDEDORISMOpt_BR
dc.subjectALIMENTOSpt_BR
dc.titleFábrica de massas alimentícias José Pappalardo: um imigrante italiano em Porto Alegre (1932 - 1968)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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