Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/12438
Type: masterThesis
Title: A compreensão da construção de conhecimentos físicos por meio de um aplicativo para smartphones e tablets no ensino de física em uma universidade pública no estado do Rio Grande do Sul
Author(s): Silva, Luciano Racts Claudio da
Advisor: Lahm, Regis Alexandre
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2018
Keywords: FÍSICA - ENSINO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA DIGITAL
EDUCAÇÃO
Abstract: A utilização das TD (Tecnologias Digitais) nas instituições de ensino deixou de ser uma alternativa para se tornar uma necessidade, visto o contexto da cibercultura no qual estamos inseridos. No entanto, o contexto das escolas ainda está carente no que tange à oferta de dispositivos e artefatos para realização de atividades envolvendo o uso de tecnologias. Assim sendo, uma alternativa é utilizar os dispositivos pertencentes aos alunos, como, por exemplo, smartphones e tablets. Esta pesquisa buscou investigar a contribuição do uso de um aplicativo, disponível para smartphones e tablets, em estudos na disciplina de Fundamentos de Física de uma universidade pública no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, do tipo estudo de caso e a metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva – ATD. Os resultados apontaram que a utilização de dispositivos, como os smartphones e tablets, podem aproximar a prática à teoria, colaborando para a construção do conhecimento por parte dos estudantes. Estes recursos podem auxiliar o trabalho docente porém há a necessidade de um planejamento pedagógico para definir a sua utilização. O professor precisa considerar, cada vez mais, a integração das tecnologias digitais à sua proposta pedagógica. Os resultados encontrados nesta investigação motivam a dar segmento à utilização dos smartphones e tablets e, ao mesmo tempo, recomendam a necessidade de ofertar elementos para a qualificação dos professores, a fim de auxiliar a potencializar o uso das tecnologias nas práticas de ensino.
The utilization of DT (Digital Technologies) in educational institutions is no longer an alternative, becoming a necessity, given the context of cyberculture in which we are inserted. However, the context of schools is still lacking in the provision of devices and artifacts to carry out activities involving the use of technologies. Therefore, an alternative is to use devices owned by students, such as smartphones and tablets. This research sought to investigate the contribution of the use of an app, available for smartphones and tablets, in studies in the discipline of Fundamentals of Physics of a public university in the discipline of Fundamentals of Physics of a public university in the State of Rio Grande do Sul. The research had a qualitative character, of case-study type and the methodology of analysis used was the Discursive Textual Analysis – ATD. The results showed that the use of devices, such as smartphones and tablets, can bring the practice closer to theory, helping to build students knowledge. These resources can help the teach work, but there is a need for pedagogical planning to define its use. The teacher nedds to consider, more and more, the integration of digital technologies with his pedagogical proposal. The results found in this research motivate to give segment the use of smartphones and tablets and, at the same time, to recommend the need to offer elements for the qualification of teachers, in order to help potentialize the use of technologies in teaching pratices.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12438
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000489476-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,77 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.