Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/1247
Tipo: masterThesis
Título: Atitudes e intenções de adoção de internet móvel: uma análise do comportamento do consumidor jovem adulto
Autor(es): Silveira, Alexandre Borba da
Orientador: Brasil, Vinícius Sittoni
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2012
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO
MARKETING
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
COMPORTAMENTO - PESQUISAS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INTERNET
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MÓVEL
Resumo: Understanding the reasons and factors that influence consumer decisions in adopting or not a new technology is currently a fundamental issue from both the academic and well as the managerial point of view, and is the subject of various theoretical and empirical studies developed by several researchers and marketing professionals. In this context, the convergence between Internet and mobile phone technology is currently noticeable, and is providing various comforts and benefits that are attractive to current consumers and are objects of curiosity and desire for the young consumer, thus making a deeper understanding of their behavior necessary as it relates to their attitudes and intentions to adopt this new technology. Based on this central focus, this dissertation contextualize the background reasons for attitudes and intentions that explain the adoption of mobile Internet and the use of mobile phone technology on the part of young adult consumers. For this purpose the UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Usage of Technology) model, originally developed by Venkatesh et al. (2003), modified and adjusted by Park et al. (2007) and Kim et al. (2007), was used, seeking to understand the adoption process of the young adult consumer by identifying previously occurring factors that determine their decision and the main consequences of that choice related to the mobile Internet. To accomplish this, a survey was completed with undergraduate students of a college located in the city of Porto Alegre, with an initial sample size of 307 responders where the data was analyzed using the Structural Equations Modeling method. The results confirmed 3 of the 5 hypothesis developed for the study, demonstrating that attitude has a direct impact and significant influence on the intentions of the young adult consumer in adopting a new technology. Also, based on the original constructs of UTAUT model of Venkatesh et al. (2003), only expected effort was confirmed along with the pleasure and fun construct, included in the study with the objective of providing a more ample analysis and discussion of the factors that influence these decisions. Based on these results, conclusions and contributions of general knowledge for academy and for management in the area of consumer behavior were developed, as well as observing its limitations and suggestions for future research.
Compreender as razões e os fatores que influenciam as decisões dos consumidores em adotar ou não uma nova tecnologia representa, atualmente, uma questão fundamental tanto do ponto de vista acadêmico quanto gerencial, sendo objeto de diversos estudos teóricos e empíricos, desenvolvidos por diversos pesquisadores e profissionais do marketing. Neste contexto nota-se uma presente convergência da Internet com a tecnologia celular, ao qual está proporcionando diversos confortos e comodidades que são atrativos para os consumidores atuais, ao qual é objeto de curiosidade e desejo dos jovens consumidores, tornando necessário um conhecimento mais aprofundado acerca do comportamento em relação às atitudes e a intenção de adoção perante esta nova tecnologia. Partindo-se deste foco central procurou-se nesta dissertação contextualizar as razões antecedentes nas atitudes e intenções que explicam a adoção de Internet móvel com o uso da tecnologia celular por parte dos consumidores jovens adultos. Para tal, foi aplicado o modelo UTAUT (Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia) desenvolvido originalmente por Venkatesh et al. (2003), modificado e ajustado por Park et al. (2007) e Kim et al. (2007), visando à compreensão do processo de adoção por parte do consumidor jovem, através da identificação dos fatores antecedentes determinantes de sua decisão e principais conseqüências dessa escolha relacionada à Internet móvel. Para tanto, uma survey foi realizada com alunos de graduação de uma faculdade situada na cidade de Porto Alegre, proporcionando uma amostra inicial de 307 respondentes, na qual a análise dos dados foi realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados confirmaram 3 das 5 hipóteses desenvolvidas para o estudo, demonstrando que a atitude tem impacto direto e influência significativa na intenção do consumidor jovem adulto em adotar uma nova tecnologia. Além disso, dos construtos originais do modelo UTAUT de Venkatesh et al. (2003), apenas esforço esperado foi confirmado em conjunto com o construto prazer e divertimento incluído no estudo com o objetivo de dar maior amplitude na analise e na discussão dos fatores que influenciam estas decisões. Com base nos resultados, foram desenvolvidas as conclusões e as contribuições para o conhecimento acadêmico e gerencial na área de comportamento do consumidor, bem como as limitações e as sugestões para futuras pesquisas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1247
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