Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1263
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dc.contributor.advisorBrasil, Vinícius Sittonien_US
dc.contributor.authorSantos, Carolina Rosado dosen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:41:15Z-
dc.date.available2013-08-07T18:41:15Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1263-
dc.description.abstractNa última década, emergiu na literatura de marketing uma série de discussões sobre a coprodução de valor, perspectiva na qual interação e diálogo entre empresa e consumidor são elementos fundamentais para a geração de valor superior para o mercado e de melhor desempenho para as empresas. Neste contexto, destaca-se o conceito de envolvimento de consumidores nos processos de desenvolvimento de produtos (PDP), cujo significado associa-se à interação e à inserção de consumidores nos processos de criação de valor (GALLOUJ; WEINSTEIN, 1997; VARGO; LUSCH, 2004). O presente trabalho aborda uma pesquisa qualitativa realizada junto a empresas de bens de consumo no Brasil, com o objetivo de analisar como ocorre o envolvimento de consumidores no PDP. A análise de conteúdo das entrevistas com gestores das empresas proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreensão do tema. Observou-se que, apesar das empresas apresentarem fortes traços de inovação em novos produtos, o envolvimento dos consumidores no PDP ocorre com intensidade variada e a partir de mecanismos bastante distintos. Como desdobramentos deste resultado, são caracterizados em maiores detalhes os mecanismos de envolvimento, os estágios do PDP em que o envolvimento ocorre e os níveis de intensidade de envolvimento de consumidores. Por fim, são apresentadas as implicações gerenciais e acadêmicas do estudo, bem como suas limitações e recomendações de estudos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThe emergency of the companies if to locate in more competitive markets each time by means of launching of new products has collaborated so that the search of market information occurs of more intense form. The involvement of customers in processes of development of products has been used for some companies as alternative for increment in the launching of new products for the market. Additionally, the marketing literature has presented quarrels on the potentiality of the value co-production. Ahead of this context, a qualitative research with companies of goods of consumption located in the south region of Brazil with objective was developed to analyze as the companies carry through the involvement of customers in processes of development of products. The analysis of content of the interviews of the managers of the companies provided a set of important findings for the understanding of the subject. The mechanisms of involvement, periods of training of the process of development of products that the involvement occurs and levels of intensity of involvement of customers found in the searched companies are presented. Finally, the managerial and academic implications in the results of the study, as well as, the limitations and recommendations of future studies are presented.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectCONSUMIDORESpt_BR
dc.subjectMARKETINGpt_BR
dc.subjectPRODUTOS - CRIAÇÃOpt_BR
dc.subjectINDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMOpt_BR
dc.titleEnvolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos: uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da região sul do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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