Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/1265
Tipo: masterThesis
Título: Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
Autor(es): Ferreira, Marcus Vinicius de Moura
Orientador: Becker, Grace Vieira
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2008
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Resumen: O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual.
The present study is aimed at showing probable influences on the organizational learning practices in order to build up strategies. The study-case was used as the method to demonstrate them. A very traditional southern Ford Car Dealer was the company analyzed. The variable indicators of this study came from the conceptual review about strategy and its evolution process, as well as the organizational learning, focused on standards and practices. The data was retrieved through interviews within the new cars sales department, documents scrutiny and observation. We found that formality and informality are present in the process of building up strategies of the studied Car Dealer, revealing that there are deliberated and emergent strategies. There is also a yearly defined plan aligned with the deliberated strategies of the Car Dealer. The car dealers have little capacity to manipulation due to the high power the car assembling companies posses. Therefore, the emergent strategies are the most consistent ones to survive in the market. The learning practices verified in the sales department were: Group Reflection, study of cases, set-up planning, people management. Benchmarking and strategic alliances did not have their existence proved during the study. The learning influence in order to build up strategies was most evident at management level. The study found that there are learning practices that influence the strategy process development. Organizational Learning was not found in the present study, only individual learning.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1265
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000412658-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo420,87 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.