Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/12843
Tipo: masterThesis
Título: Spinoza, universo e ensino de ciências: análise crítica dialética da concepção spinozista da natureza na abordagem do surgimento do universo para o ensino de ciências
Autor(es): Prediger, Thaisa Laiara
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: CIÊNCIAS - ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumen: O objetivo da pesquisa descrita nesta dissertação foi o de compreender como se daria o Ensino do surgimento do Universo nas aulas de Ciências, sob o filtro de Spinoza. Isso foi feito com o objetivo de desviar o ensino de física de uma razão instrumental por meio da contextualização filosófica. Para isso, foi analisada a obra Ética: demonstrada segundo a ordem geométrica - principalmente a primeira parte - pois trata sobre a natureza, substância e Deus. Ademais de estudar alguns mitos, crenças religiosas e pensamentos filosóficos presentes na História da Ciência sobre a origem do mundo, procurou-se conhecer a Ontologia de Spinoza, com vista à sua Metafísica, e compreender a convergência e divergência entre a Teoria da Relatividade de Einstein e a Metafísica de Spinoza, compreendendo também o papel do Ensino de Ciências ao abordar o surgimento do Universo. Para a coleta e análise dos dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a crítica dialética, seguindo a proposta de Marx e Kosik.Para a composição da crítica dialética, todos os assuntos investigados foram submetidos à apreensão do real; em outras palavras, uniram-se primeiramente em uma totalidade caótica, para então formar conceitos abstratos. Nesta dissertação foi identificada a concepção spinozista da natureza a partir da seguinte questão de pesquisa: Como abordar no Ensino de Ciências o surgimento do Universo - mitologia, religião e Ciência sob o filtro de Spinoza? A investigação mostrou que o Ensino sobre o surgimento do Universo pelo filtro de Spinoza pode ser dado percorrendo a História da Cosmologia; estudando mitos e relacionando-os com a Filosofia de Spinoza. Isso permite compreender conceitos presentes em suas obras, diferenciando-os dos conceitos de outros filósofos, intuindo assim, o surgimento do Universo como causa de si mesmo, e a partir de então, pode-se explicar, por meio das afecções dos atributos, como a Física Newtoniana, Relativística e Quântica ocorrem; entre outras possibilidades que a Filosofia de Spinoza oferece.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12843
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000489837-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,51 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.