Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/12844
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraro, José Luis Schifino
dc.contributor.authorLima, Vanessa Mendes de
dc.date.accessioned2018-10-09T12:04:18Z-
dc.date.available2018-10-09T12:04:18Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/12844-
dc.description.abstractA presente investigação tem o objetivo de analisar como as competências e habilidades das questões da prova do PISA estão refletidas na realidade da educação em ciências de escolas de Porto Alegre e região metropolitana. Os sujeitos participantes da pesquisa foram três professores da área de Ciências da Natureza e cento e nove estudantes, na faixa etária de 15 a 16 anos, de duas escolas públicas de Porto Alegre e uma escola privada da região metropolitana. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, para levantamento de perfil; entrevistas semiestruturadas individuais, com os professores; entrevistas semiestruturadas em grupos focais, com os estudantes e três questões, de competências distintas, do PISA, que foram respondidas pelos estudantes sujeitos da pesquisa. Os dados coletados foram analisados qualitativamente por meio do método de Análise de Conteúdo, de acordo com os pressupostos de Bardin (2016). As análises compõem uma discussão acerca das aproximações e dos desacordes entre as dimensões do letramento científico, propostas pelo PISA e a realidade da educação em ciências. Além disso, consistem em argumentar se as competências exigidas pela avaliação vão ao encontro dos conhecimentos científicos apresentados pelos estudantes participantes desta pesquisa. A partir da análise dos resultados, é possível inferir que as competências e habilidades das questões do PISA estão além dos conhecimentos apresentados pelos estudantes, portanto, não estão refletidas na realidade da educação em ciências das escolas estudadas.pt_BR
dc.description.abstractThe following investigation aims to analyze how the skills and competencies of the PISA test questions reflect the reality of school science education in Porto Alegre and its metropolitan region. The subjects who took part in this research were three teachers from the Natural Sciences area and one hundred and nine students, aged 15 to 16 years old, from two public schools of Porto Alegre and one private school from its metropolitan region. For data collection instruments, we used questionnaires to collect their profiles; individual semi-structured interviews with teachers; semi-structured interviews in focus groups with students, and three questions, with different competencies from PISA, which were answered by the students of this research. We analyzed data collected qualitatively through Content Analysis, according to the assumptions of Bardin (2016). Analyzes compose a discussion about the proximities and disagreements between the dimensions of scientific literacy proposed by PISA and the reality of science education. In addition, they are intended to argue if the competences required by the evaluation meet scientific knowledge presented by the students taking part in this research. From the analysis of the results, it is possible to infer that the skills and competencies of the PISA questions are beyond the knowledge presented by the students; therefore, they do not reflect the reality of the science education of studied schools.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectPROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleCompetências e habilidades em questões do Pisa: evidências na realidade do ensino de ciências em escolas de Porto Alegre e região metropolitanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000489823-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,55 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.