Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/13211
Tipo: doctoralThesis
Título: Trajetórias educacionais e profissionais de egressos do curso técnico em guia de turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga (Porto Alegre, RS, Brasil)
Autor(es): Nunes, Mirelle Barcos
Orientador: De la Fare, Mónica
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: TURISMO - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Este trabalho apresenta resultados de uma investigação cujo tema principal é as trajetórias educacionais e profissionais de egressos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Restinga, no período compreendido entre 2011 e 2015. Este Instituto compõe a centenária Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que há dez anos passa por um processo de expansão. Essa reestruturação tem viabilizado a ampliação da oferta de cursos em diferentes níveis, desde o Ensino Médio até a Pós-Graduação, democratizando o acesso para cidadãos de diferentes situações socioeconômicas, atendendo todos os estados federativos do País. Nesse contexto institucional, o Curso Técnico em Guia de Turismo forma profissionais aptos a conduzir pessoas em passeios turísticos nos âmbitos Regional, Nacional e América do Sul, de acordo com o currículo. Historicamente ofertada na rede privada de ensino, com a expansão da Rede Federal, a formação de Guias de Turismo tornou-se acessível a cidadãos que até então estavam à margem das oportunidades nessa área da Educação.O referido Curso sintetiza esse histórico, pois a comunidade do bairro Restinga, onde está localizado o IFRS, carrega as marcas da exclusão social de uma periferia em meio a uma metrópole. Assim, práticas de lazer e vivências turísticas de muitos egressos somente foram possíveis por meio da realização do Curso Técnico em Guia de Turismo. Desse modo, esta formação tem significados diversos na trajetória educacional e profissional desses egressos. O estudo foi pautado na Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, em especial a partir do aprofundamento de conceitos centrais dessa teoria, como campo, trajetória, capital cultural, estratégia e habitus. Metodologicamente classificado como pesquisa quantitativa e qualitativa, este trabalho buscou identificar os efeitos da passagem pelo referido Curso e a presença de uma instituição educacional com foco na formação técnica e tecnológica no cotidiano de uma periferia. Foram coletados dados a partir da análise de documentos institucionais e de uma entrevista ao servidor responsável pela implantação do Campus Restinga, de um questionário respondido por 34 egressos do Curso no período delimitado e de entrevistas narrativas com dez desses sujeitos.O estudo possibilitou uma análise das trajetórias educativas e profissionais de egressos de modo a visibilizar transformações ocorridas nessas trajetórias a partir da passagem pela formação técnica em tela, considerando o contexto das mudanças no âmbito político da oferta da Educação Profissional no País. Os resultados demonstram trajetórias ascendentes em relação à escolaridade intergeracional dos grupos familiares, assim como ampliação dos modos de aquisição de capital cultural incorporado. Nesse sentido, manifestações de entusiasmo e confiança em relação ao caminho percorrido e os investimentos na carreira, os planos para o futuro, revelam que o Instituto Federal Campus Restinga foi um aliado importante para essas transformações nas trajetórias dos egressos. Ele, ao mesmo tempo, sinalizou e convidou ao enfrentamento, como também, ofereceu o apoio necessário para que os egressos lograssem êxito frente às velhas e arraigadas dificuldades educativas e laborais impostas por um sistema desigual e excludente. Assim, essa aliança traduz a relevância das políticas públicas democratizadoras do acesso aos direitos educacionais, em todos os níveis e em diferentes espaços sociais.
This thesis presents results of an investigation whose main theme is the educational and professional trajectories of graduates of the Technical Course in Tourism Guide of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Restinga, in the period of 2011-2015. This Institute composes the Centenary Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education that for ten years has undergone an expansion process. This restructuring has made it possible to expand the offer of courses at different levels, from high school to postgraduate, democratizing the access for citizens of different socioeconomic situations, serving all the federal states of the country. In this institutional context, the Technical Course in Guide of Tourism forms professionals able to lead people in sightseeing tours in the Regional, National and South America scopes, according to the curriculum. Historically offered in the private educational network, with the expansion of the Federal Network, the formation of Tourism Guides became accessible to citizens who until then were at the margin of opportunities in this area of education. .This Course synthesizes this history, because the community of the Restinga neighborhood, where the IFRS is located, carries the marks of social exclusion of a periphery in the midst of a metropolis. Thus, leisure practices and tourist experiences of many graduates of this Course were only possible through the Technical Course in Tourism Guide. In this way, this course has different meanings in the educational and professional trajectory of these graduates. The study was based on the Field Theory of Pierre Bourdieu, especially from the deepening of central concepts of this theory, such as field, trajectory, cultural capital, strategy and habitus. Methodologically classified as quantitative and qualitative research, this work sought to identify the effects of the passage through said course and the presence of an educational institution focused on technical and technological training in the daily life of a periphery. Data were collected from the analysis of institutional documents and an interview with the server responsible for the implantation of the Campus Restinga, a questionnaire answered by 34 graduates of the Course in the respective period and from narrative interviews with ten of these subjects.The study made possible an analysis of the educational and professional trajectories of graduates in order to visualize the transformations that occurred in these trajectories, from the passage through the technical training in question, considering the context of the changes in the political scope of the offer of Professional Education in the Country. The results show upward trajectories in relation to the intergenerational schooling of the family groups, as well as amplification of the modes of acquisition of incorporated cultural capital. In this sense, expressions of enthusiasm and confidence about the path taken, the investments in the career, and the plans for the future, reveal that the Federal Institute Campus Restinga was an important ally for these changes in the trajectories of the graduates. At the same time, it signaled and invited to the confrontation, but also offered the support necessary for the graduates to succeed in the face of the old and entrenched educational and labor difficulties imposed by an unequal and exclusive system. Thus, this alliance translates the relevance of the democratizing public policies of access to educational rights, at all levels and in different social spaces.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13211
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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