Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13693
Tipo: masterThesis
Título: A casa das bolsas
Autor(es): Cervo, Juliana Milman
Orientador: Passos, Marie-Hélène Paret
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: NARRATIVA
ESCRITA CRIATIVA
ROMANCES BRASILEIROS
LITERATURA
Resumo: Esta dissertação é construída em dois volumes: o romance A casa das bolsas e o ensaio crítico-teórico sobre a criação artística, Forros (In)Feridos. O trabalho foi disparado pela necessidade de fazer falar os ancestrais sucumbidos dentro do meu corpo – especialmente a minha avó materna, cuja história fora avassalada pelo trauma da Segunda Guerra Mundial. Diante do vazio de um passado esburacado, formulo a pergunta – como é possível efetuar uma apropriação de memórias que são anteriores ao nosso nascimento? Lanço mão de múltiplos tempos verbais e vozes narrativas na parte ficcional para escancarar as fendas ou para suturar as feridas com brecha imaginativa. O ensaio crítico é sinestésico por reunir documentos históricos, fotografias, filmes, trechos de diários, textos de familiares e conversas com pacientes que impulsionaram a criação do romance. Realizei um mergulho afetivo no vácuo que pode subsistir entre as gerações, almejando efetuar laço e promover um contato
The present thesis consists of two volumes: the novel The house of the handbags, and the critical theory essay on artistic creation named (In)jured covers. The research was inspired by the necessity of given voice to ancestors which live inside my body – especially my maternal grandmother, whose past had been marked by the overwhelming trauma of World War II. Considering the emptiness of a missing past, I formulate the following question: How is it possible to take on pre-birth memories? To do so, I deal with multiple verbal tenses and narrative voices in the fictional part in order to demonstrate gaps or to heal the wounds by filling in them imaginative spaces. Due to its synaesthetic feature, the critical essay gathers historical documents, photographs, films, diaries’ fragments, family texts, as well as conversations with patients which inspired the development of the novel. Furthermore, I carried out a thorough affective study on the vacuum that may last between generations with the purpose of stablishing not only a bond, but also a contact
URI: http://hdl.handle.net/10923/13693
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_JULIANA_MILMAN_CERVO_COMPLETO.pdfTexto Completo3,18 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.