Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13734
Tipo: masterThesis
Título: Fatores que influenciam a confiança no uso de consumo colaborativo
Autor(es): Freitas, Cássio Stedetn de
Orientador: Petrini, Maira de Cássia
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: CONSUMO COLABORATIVO
CONFIANÇA
SUSTENTABILIDADE
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
Resumo: Esta dissertação, inserida no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), analisa os fatores que influenciam a confiança online no uso de consumo colaborativo. O consumo sustentável já tem encontrado o seu caminho em debates e documentos políticos há décadas. São percebidas mudanças positivas em nível internacional que reconhecem o problema do consumo e discutem formas de desenvolver alternativas sustentáveis. Nesse cenário, encontra-se a emergência do consumo colaborativo como um novo paradigma de negócio e uma forma alternativa de consumo. Por sua vez, fazem parte indissociável dele as TICs, que fornecem suporte para que esse tipo de negócio exista de forma on-line. Tal interface possui características ainda pouco exploradas; dentre elas, está a confiança on-line. Diante desse panorama, este trabalho analisa os fatores que influenciam a confiança online no uso de consumo colaborativo.Para tanto, foi utilizado um estudo transversal dedutivo realizado por meio de uma survey sobre uma amostra de 218 indivíduos usuários de consumo colaborativo. Os resultados da análise dos dados coletados mostram que não há influência direta dos fatores que influenciam a confiança online em plataformas de comércio eletrônico sobre o uso de consumo colaborativo. De maneira geral, o que se provou é que o usuário de plataformas de consumo colaborativo tem sua confiança influenciada de maneira diferente quando usa esse tipo de opção em comparação a quando opta por usar plataformas de comércio eletrônico tradicional. O fato de o consumo colaborativo basear-se em plataformas online não foi eficaz para deduzir que o usuário se comporta da mesma forma.
This study is inserted in the scope of Information and Communication Technologies (ICTs) and analyzes the influence of the characteristics of online trust on the adoption of collaborative consumption. Sustainable consumption has already been managing its way into debates and political documents for decades. Positive changes have been noticed in an international level, acknowledging the problem of excessive consumption and discussing ways to develop sustainable alternatives. In this scenario, we find the emergence of collaborative consumption as a new business paradigm and an alternative form of consumption. ICTs are an integral part of collaborative consumption that provide support so that this form of business can exist online. Such interface presents features still little explored; among them is online trust. Given this panorama, this study sought to verify the relation between the characteristics that influence online trust and the adoption of collaborative consumption. In order to do so, we applied a cross-sectional deductive method to the survey of a sample of 218 individuals who are users of collaborative consumption. The results of the analyzed data show that the characteristics that influence online trust on e-commerce platforms have no direct impact on the adoption of collaborative consumption. Based on these findings, we elaborated contributions to the academic and managerial knowledge, as well as limitations and suggestions for future research.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13734
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000491244-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,19 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.