Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/13858
Type: doctoralThesis
Title: La comunicación digital de la fe religiosa en la sociedad del espectáculo: abordaje comparativo entre Brasil y Colombia
Author(s): Prada, Óscar Augusto Elizalde
Advisor: Hohlfeldt, Antônio
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2018
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SOCIEDADE
COMUNICAÇÃO DIGITAL
Abstract: Esta investigação aborda o papel da comunicação digital na configuração da fé religiosa, num contexto cultural predominantemente midiático que, a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação, poderia estar acelerando o domínio da sociedade do espetáculo profetizada por Guy Debord (1967). Indagar como a sociedade do espetáculo interfere ou não na comunicação digital da fé religiosa, tomando como referência o estudo comparativo de quatro sites (webs) em dois países da América Latina (Brasil e Colômbia) e de diferentes denominações religiosas (católico e neopentecostal), constitui o propósito desta tese doutoral, enquadrada nos estudos qualitativos de mídia e religião, com o recurso da etnografia virtual e da análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa situam o espetáculo da fé religiosa a partir de cinco categorias analítica-interpretativas: Religião e sociedade; Igreja e poder; Igreja e marketing; Religião e midiatização; e Fé e espetáculo.
This research deals with the role of digital communication in the configuration of religious faith, in a predominantly mediatic cultural context that, through the new information and communication technologies, could be accelerating the peak of The society of the spectacle prophesied by Guy Debord (1967). To inquire how the society of the spectacle interferes or not in the digital communication of religious faith, taking as a reference the comparative study of four web sites in two Latin American countries (Brazil and Colombia) and different religious denominations (Catholic and Neo-Pentecostal), is the purpose of this doctoral thesis, framed in qualitative studies about media and religion, with the use of virtual ethnography and content analysis. The results of this research place the spectacle of religious faith through five analytical-interpretative categories: Religion and society; Church and power; Church and marketing; Religion and mediatization; and Faith and spetacle.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13858
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