Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13861
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHenriqson, Éder
dc.contributor.authorGaspareto, Marina
dc.date.accessioned2019-02-06T11:01:25Z-
dc.date.available2019-02-06T11:01:25Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13861-
dc.description.abstractAs organizações precisam revisar seus Modelos de Negócio (MN) ao longo do tempo para manter-se competitivas. As mudanças tecnológicas e o processo de terceirização tornaram o mercado competitivo mais dinâmico, exigindo que as organizações se reinventem e inovem. As análises em Modelos de Negócio possibilitam refletir sobre a configuração atual, comparar com aquelas adotadas pela concorrência, instanciar MN futuros e, ainda, inovar. A perspectiva de Sistema de Atividades compreende pelo arranjo de atividades que em conjunto constroem a Proposta de Valor da organização. A revisão de literatura evidencia a ausência de um método sistêmico para análise de MN. Portanto, o objetivo desse trabalho é propor um método para analisar Modelos de Negócio a partir da Perspectiva de Sistema de Atividade. O método Design Science Research foi aplicado para propor o artefato, que contou com a análise de quatro empresas, duas duplas de setores distintos, com configurações diferentes. O método proposto conta com três pilares: o primeiro se refere a Análise das Dimensões, o segundo a Representação do Modelo de Negócios; e o terceiro a Análise de Competitividade. A principal contribuição dessa pesquisa ao campo de MN, refere-se ao método prescritivo proposto para análise de Modelo de Negócio na perspectiva de Sistema de Atividade, com embasamento em pesquisas empíricas. Além disso, executivos das organizações e consultores poderão utilizar esse método como instrumento para compreender os Modelos de Negócio atuais, instanciar modelos futuros ou reinventá-los. Além disso, essa análise possui caráter formativo aos estrategistas, pois a revisão estratégica em Modelo desenvolve sua capacidade de visão sistêmica e reflexiva.pt_BR
dc.description.abstractCompanies need to review their Business Models (BM) over time to remain competitive. Technological changes and outsourcing have made the market even more dynamic, requiring organizations to reinvent themselves and innovate. Business Model analysis allows companies to reflect about their current configurations, compare it with those adopted by competitors, innovate and instantiate future BMs. The Activity System (AS) perspective is an inter-relational array of activities that together build a Value Proposition. The literature review shows the absence of a systemic method for BM analysis. Therefore, the purpose of this paper is to provide a method for BM analysis in AS perspective. Design Science Research was used to propose the method through the analysis of four companies, from two different sectors, with different configurations. The proposed method has three pillars: Dimension Analysis, Business Model Representation and Competitiveness Analysis. The main contribution of this research adds to the field of Business Models, through a prescriptive method for analysis using the perspective of the Activity System, relying on empirical research. Furthermore, executives of organizations and consultants can use this method as a pragmatic instrument to deepen their understanding of Business Models, instantiate future models or reinvent them. Moreover, this analysis process has a formative value to organizational strategists, since the strategic review in BM develops its capability of systemic and reflective vision.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.subjectNEGÓCIOSpt_BR
dc.subjectMÉTODOpt_BR
dc.subjectMETODOLOGIA CIENTÍFICApt_BR
dc.titleMétodo para a análise de modelo de negócio na perspectiva de sistema de atividadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000491877-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,65 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.