Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/15313
Tipo: masterThesis
Título: Estudos das perguntas de estudantes do ensino fundamental e médio no contexto do ensino e da aprendizagem em ciências
Autor(es): Mertins, Simone
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: CIÊNCIAS - ESTUDO E ENSINO
PRÁTICA DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta investigação apresenta o estudo das perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental e Médio para o ensino e a aprendizagem em Ciências. Buscou responder à seguinte questão: De que modo as perguntas propostas por estudantes de Ciências do Ensino Fundamental e Médio podem contribuir para o ensino e a aprendizagem? Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo central compreender as possibilidades que as perguntas dos estudantes oferecem para o ensino e para a aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental e Médio. Participaram da pesquisa 187 estudantes de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental (EF) e quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio (EM), de quatro escolas públicas de quatro cidades do Rio Grande do Sul. Após a observação de um experimento em que ocorreu a extinção da chama de uma vela por ação do gás carbônico, os estudantes propuseram 603 perguntas sobre seus interesses e dúvidas acerca do fenômeno observado. Também foram coletadas respostas a questionamentos sobre a proposição de perguntas em sala de aula, as quais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva.A caracterização e comparação das perguntas dos estudantes em relação às demandas e ao caráter foram analisadas. A análise dos depoimentos dos estudantes permitiu compreender que mesmo que eles acreditem que as perguntas são importantes para os processos de ensino e aprendizagem, a principal função da pergunta dos estudantes na sala de aula é para solicitar esclarecimentos sobre dúvidas em relação aos conteúdos estudados. Isso possibilita afirmar que é necessário valorizar as perguntas dos estudantes para que a partir delas, os estudantes possam participar ativamente do processo de construção de seu conhecimento. O estudo possibilitou concluir que é possível organizar e realizar o ensino de Ciências a partir dos elementos presentes em perguntas dos estudantes. Desse modo, foi possível caracterizar as perguntas em relação às suas demandas, ao seu caráter (informativo e investigativo), aos conhecimentos iniciais dos estudantes manifestados nas questões, aos seus interesses de aprendizagem, à linguagem e à sua complexificação, às falhas conceituais e à complexidade e interdisciplinaridade presentes nessas perguntas.
This research presents the study of the questions of students of Elementary and High School for the teaching and learning in Sciences. It sought to answer the following question: How can the questions posed by students of Elementary and High School Sciences contribute to teaching and learning? Thus, this research had the central objective to understand the possibilities that the questions of the students offer for the teaching and for the learning in Sciences in Elementary and High School. A total of 187 students from four classes of 5th grade of Elementary School and from four classes of 11nd grade of High School, from four public schools from four cities of Rio Grande do Sul participated in the study. After the observation of an experiment in which occurred the extinction of the flame of a candle by the action of carbon dioxide, the students proposed 603 questions about their interests and doubts about the phenomenon observed. We also collected answers to questions about the proposal of questions in the classroom, which were analyzed through the Discursive Textual Analysis - ATD.The characterization and comparison of the students' questions regarding the demands and the character were analyzed. The analysis of the students 'statements allowed us to understand that even if they believe that the questions are important for the teaching and learning processes, the main function of the students' question in the classroom is to request clarification about doubts regarding the studied contents. This makes it possible to affirm that students' questions need to be valued so that students can actively participate in the process of building their knowledge. The study made it possible to conclude that it is possible to organize and carry out science teaching from the elements present in students' questions. In this way, it was possible to characterize the questions in relation to their demands, their character (informative and investigative), the students' initial knowledge expressed in the questions, their learning interests, language and its complexity, conceptual flaws and complexity and interdisciplinary present in these questions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15313
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000495972-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.