Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15347
Tipo: masterThesis
Título: “It’s time you started bein’ a girl”: to kill a mockingbird, a female bildungsroman
Autor(es): Gressler, Luiza Pitrez
Orientador: Theobald, Pedro
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: MULHERES NA LITERATURA
ROMANCES NORTE-AMERICANOS
LITERATURA NORTE-AMERICANA
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise do romance O sol é para todos (1960), da escritora norte-americana Harper Lee, à luz do romance de formação (Bildungsroman) feminino. Propõe-se enfatizar como as definições do subgênero do romance se configuram na obra em questão e possivelmente apresentar novas definições. A pergunta que se objetiva responder com o trabalho é: o que essencialmente faz com que O sol é para todos seja categorizado como romance de formação feminino? Em O sol é para todos, a protagonista/narradora Scout relata um período de sua vida marcado por acontecimentos decisivos para sua formação pessoal. Ao longo de sua trajetória, Scout conta com a ajuda de suas relações mais próximas, como o pai Atticus, o irmão Jem e a cozinheira Calpúrnia, referências essenciais para a formação de sua identidade. Scout também precisa passar pelo conflitante momento em que expectativas sociais que ditam o que é ser mulher, ou menina, como no caso da narradora, passam a lhe ser impostas.Ao mesmo tempo, ela observa os desdobramentos do julgamento de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca dentro de uma comunidade extremamente racista. A combinação desses elementos leva a menina a gradualmente perder sua inocência. Os principais autores que fundamentam este trabalho são Morgenstern (2009), Dilthey (1997), Lukács (1998), Mann (apud BRUFORD 2009) e Bakhtin (1986), acerca do Bildungsroman tradicional. Dentro da do romance de formação feminino, as principais autoras que complementam a fundamentação do trabalho são Gilbert e Gubar (2000) e Abel, Hirsch, e Langland (1983). Esta dissertação evidencia que as características que compõem a narrativa em O sol é para todos encontram correspondência com as definições do conceito de romance de formação feminino e que este romance pode propor novas definições para o subgênero; como por exemplo, uma revisão da estrutura da narrativa de aprendizado, e como uma protagonista inicialmente criada praticamente sem a pressão imposta por papeis de gênero desenvolve uma personalidade mais autônoma em comparação a outras protagonistas de romances de formação femininos, criadas dentro das limitações de tais expectativas sociais.
This master’s thesis presents an analysis of North-American author Harper Lee’s To Kill a Mockingbird (1960) in the light of the female Bildungsroman. We aim to focus on the theoretical definitions of the novel’s subgenre and how they feature in Lee’s novel and possibly propose new definitions. The question that aims to be answered with this work is: What essentially causes To Kill a Mockingbird to be categorized as a female Bildungsroman? Scout, the protagonist/narrator in To Kill a Mockingbird, reports a period of her life which was marked by decisive events to the girl’s personal development. Through her journey, Scout relies on the support of her intimate relations, such as her father Atticus, her brother Jem, and Calpurnia, the family cook, as primary references for the development of her identity. Scout must also go through the conflicting moment in her life when social expectations which dictate what it means to be a woman or, in her case, what it means to be a girl, are suddenly imposed to her. At the same time, the girl observes how the trial of a black man accused of rape by a white woman unfolds within a deeply racist community and the combination of all these factors cause her to gradually lose her innocence.The fundamental authors for this thesis are Morgenstern (2009), Dilthey (1997), Lukács (1998), Mann (apud BRUFORD 2009) and Bakhtin (1986), regarding the traditional concept of Bildungsroman. For the approach to the female literary tradition and the female Bildungsroman, Gilbert and Gubar (2000), and Abel, Hirsch, and Langland (1983) are the main authors who complemented the theoretical background for this research. This thesis has evidenced that the characteristics of To Kill a Mockingbird’s narrative correspond to the definitions of the concept of female Bildungsroman and that it might propose new definitions for the narrative subgenre; for instance, a revision of the narrative of apprentice structure, and how a protagonist initially raised mostly unfamiliar to the pressures of gender roles develops a more autonomous personality than other female Bildungsroman protagonists who are raised within the limitations of such social expectations.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15347
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