Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/15681
Tipo: doctoralThesis
Título: Criatividade e educação, diálogos entre os diversos saberes docentes e a tradição dialética: da aparente oposição entre duração e espaço ao espírito
Autor(es): Samuel, Lucius Rafael Sichonany
Orientador: Harres, João Batista Siqueira
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: CIÊNCIAS - ENSINO
CRIATIVIDADE (EDUCAÇÃO)
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO
Resumen: A pesquisa desenvolvida buscou investigar, a partir de revisão bibliográfica, as implicações possíveis para a criatividade no contexto da Educação em Ciências e Matemática, procurando problematizar suas relações com os aspectos da liberdade, do ensino e da aprendizagem nas instituições educacionais, bem como as possíveis delimitações e potencialidades desse contato. Pretendeu-se pesquisar as questões subjacentes aos contextos educacionais e a assertiva apontando para a aparente necessidade do desenvolvimento da criatividade nas escolas, por parte de alunos, professores e as próprias escolas. No âmbito mais específico, analisou-se a afirmação sobre o problema educacional na atualidade orbitar as idiossincrasias imanentes aos contextos educacionais, quer seja principalmente o ensino considerado transmissivo e reprodutivo, bem como suas repercussões na liberdade e no aprendizado de alunos e professores. A primeira parte do trabalho corresponde aos resultados de todo o projeto de pesquisa, estruturado a partir de uma perspectiva filosófica em formato de diálogos. Nesses diálogos, as questões relacionadas ao tema da criatividade e da educação foram tematizadas e, no campo da discussão, suprassumidas a partir do movimento dialético.A segunda parte do trabalho apresenta, de forma mais esquemática, os referenciais teóricos assumidos na tese. Toda a pesquisa foi estruturada seguindo-se de perto o método intuitivo bergsoniano, embora não se tenha aberto nenhuma seção na tese para o discutir explicitamente. Não obstante, os ensaios relacionados aos segundo e terceiros capítulos do Livro II fazem alusão direta ao pensamento de Bergson e, sub-repticiamente destacam elementos fundamentais a prática filosófica do mesmo autor. A escrita dos diálogos ocorreu como uma tentativa de se vivenciar o processo criativo e a elaboração de um produto criativo, com isso aproximando o autor da tese dos contextos teóricos apresentados no texto. O trabalho de pesquisa permitiu identificar a complexidade envolvendo o fenômeno criativo, suas relações aos vários campos do conhecimento humano, quer sejam a psicologia, as artes, a filosofia e a educação. Pode-se elaborar, partindo-se de uma caminhada na qual se exercitou sucessivas e parciais sínteses dialéticas, a importância dos aspectos espirituais para o entendimento do movente e da espacialização na compreensão do fenômeno criativo na educação. Além disso, a pesquisa buscou colocar em contato imanente aos ambientes educacionais, pela perspectiva dialética, questões envolvendo ética aprendizado e criação.
The research developed sought to investigate, by means of a bibliographic review, the possi- ble implications of creativity in the context of Science and Mathematics Education, seeking to problematize their relations with the aspects of freedom, teaching and learning in educational institutions, as well as the possible delimitations and potentialities of this contact. It was intended to investigate the questions underlying the educational contexts and the assertion pointing to the apparent need for a development of creativity in schools, by students, teachers and schools themselves. In the most specific context, we analyzed the affirmation that says the educational problem today are related to the idiosyncrasies immanent to the educational contexts, mainly the teaching considered transmissible and reproductive, as well as its repercussions in freedom and learning of students and teachers. The first part of the work corresponds to the results of the entire research project, structured, from a philosophical perspective, in the dialogue form. In these dialogues, the questions related to the theme of creativity and education were schematized and, in the discussion, aufheben from the dialectical movement.The second part of the work presents, in a more schematic way, the theoretical frameworks assumed in the project. The entire research was structured following the bergsonian intuitive method, although no section was opened in the thesis to discuss it explicitly. Nevertheless, the essays related to the second and third chapters of the Book II allude directly to the thought of Bergson, and surreptitiously highlight fundamental elements of the philosophical practice of the same author. The writing of the dialogues occurred as an attempt to experience the creative process and the elaboration of a creative product, which approached the author of the thesis to the theoretical contexts presented in the text. The research work allowed to identify the complexity involving the creative phenomenon, its relations to the various fields of human knowledge, whether they be psychology, arts, philosophy and education. It can be elaborated, starting from a walk in which we exercised successive and partial dialectical syntheses, the importance of the spiritual aspects for the understanding of the moving and the spatialization in the comprehension of the creative phenomenon and of education. In addition, the research sought to put in immanent contact, from the dialectical perspective, questions involving ethics, learning and creation of educational environments.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15681
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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