Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/15688
Type: doctoralThesis
Title: Trajetórias universitárias e profissionais de egressos de um curso de pedagogia com ênfase em educação popular
Author(s): Machado, Maria Elisabete
Advisor: De la Fare, Mónica
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2019
Keywords: FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO POPULAR
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO
Abstract: Este trabalho apresenta uma pesquisa que analisou a trajetória universitária e profissional de estudantes egressos do primeiro e único Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular dessa Universidade Privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 2006 a 2009. O estudo foi respaldado pelo uso de constructos da Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu (principalmente trajetória social, habitus, capital cultural e estratégia); assim como pelos desdobramentos e contrapontos dessa teorização elaborados por Bernard Lahire e outros autores brasileiros (Nadir Zago, Maria Alice Nogueira, Cláudio Nogueira, Maria Jacinto Setton, entre outros). A metodologia adotada combinou o uso de dados de caráter qualitativo e quantitativo, a fim de analisar os processos que contribuíram com o acesso à Educação Superior e obtenção de diploma universitário, por parte de estudantes oriundos das classes populares. Além disso, buscou-se também identificar aspectos das trajetórias profissionais desses egressos, após a aquisição do capital cultural institucionalizado (diploma). Foram construídos dados, a partir da análise de documentos, de questionário respondido por quatorze (14) egressos do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular, no período delimitado, e de entrevistas com dez (10) dessas pedagogas. O estudo possibilitou uma análise das trajetórias universitárias e profissionais de modo a visualizar as mudanças ocorridas - considerando seu contexto no âmbito das políticas educacionais no país no cenário atual - a partir da passagem pela formação de nível superior.Os resultados, fundamentados nas análises do material empírico, são reveladores de trajetórias sociais ascendentes evidenciadas pela ampliação das possibilidades de atuação na docência, condições de trabalho, assim como, em relação à construção de capital cultural incorporado e objetivado, por meio do diploma e ascensão profissional. Nessa perspectiva, a satisfação e a confiança, em relação à carreira profissional e as possibilidades de ampliação da formação docente, revelam que o Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular foi o ponto de partida na (trans)formação das trajetórias sociais das egressas (predominantemente mulheres). Comprova-se, portanto, que a parceria interinstitucional entre o Conselho Municipal de Educação (CME) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em uma Universidade privada de Porto Alegre e a entidade comunitária Associação dos Educadores Populares (AEPPA), contribuíram para a consolidação de uma política pública, na perspectiva da formação universitária crítica, tendo em vista, as desigualdades econômicas e sociais existentes.
This paper presents a research that analyzed the university and professional trajectory of students discharged from the first and only Pedagogy Course with emphasis on Popular Education of a Private University in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in the period of 2006 to 2009. The study was backed by the use of constructs of the Pierre Bourdieu field theory (mainly social trajectory, habitus, cultural capital and strategy); as well as by the consequences and counterpoints of this theorization elaborated by Bernard Lahire and other Brazilian authors (Nadir Zago, Maria Alice Nogueira, Cláudio Nogueira, Maria Jacinto Setton, among others). The methodology adopted combined the use of qualitative and quantitative data, in order to analyze the processes that contributed to the access to Higher Education and obtaining a university diploma by students from the popular classes. Moreover, it was also sought to identify aspects of the professional trajectories of these graduates, after the acquisition of institutionalized cultural capital. Data were constructed, from the analysis of documents, of a questionnaire answered by fourteen (14) Graduates of the Pedagogy Course, with emphasis on Popular Education in the delimited period, and interviews with ten (10) of these pedagogues. The study allowed an analysis of the university and professional trajectories in order to visualize the changes occurring-considering their context in the scope of educational policies in the country, in the current scenario-from the passage through the formation of level top.The results, based on the analysis of the empirical material, are revealing of ascendant social trajectories evidenced by the expansion of the possibilities of acting in teaching, as well as in relation to the construction of cultural capital incorporated and through diploma and professional ascension. In this perspective, the satisfaction, the confidence in relation to the professional career and the possibilities of expanding teacher education, reveal that the Pedagogy Course with emphasis on Popular Education was the starting point in the (trans) formation of social trajectories of the egresses. It is therefore evidenced that the interinstitutional partnership, between the Municipal Council of Education (CME) and the Municipal Council for the Rights of Children and Adolescents (MCRCA), Public and Private Universities in Porto Alegre and the Community Entity Association of the Popular Educators (CEAPE), contributed to the consolidation of a public policy, from the perspective of critical university education, in view of the existing economic and social inequalities.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15688
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