Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/15859
Type: doctoralThesis
Title: Três ensaios sobre educação, desigualdades raciais e políticas de ações afirmativas
Author(s): Moreira, Romilson do Carmo
Advisor: Marquetti, Adalmir Antonio
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Issue Date: 2019
Keywords: DESIGUALDADE SOCIAL
EDUCAÇÃO - BRASIL - ASPECTOS SOCIAIS
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Abstract: Esta tese é composta por três ensaios sobre educação, desigualdades raciais e políticas de ações afirmativas. Na preparação dos testes estatísticos e nas estimações dos modelos foram utilizados os seguintes microdados: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2014, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para os anos de 2015 e 2017. No primeiro ensaio buscou-se encontrar evidências do efeito do background familiar como componente determinante para o sucesso dos indivíduos. O estudo investigou o efeito da origem da família composta por variáveis, como renda mensal familiar e o histórico da escolaridade dos pais sobre o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Para isso, estimou-se o modelo de equações simultâneas, combinando com os procedimentos adotados por Klein e Vella (2010). Os resultados evidenciam que o background familiar exerce grande influência no desempenho dos estudantes. No segundo ensaio, buscou-se investigar os fatores diversos que explicam a diferença de rendimentos entre negros e brancos no mercado de trabalho brasileiro.Utilizou-se ainda a decomposição de Oaxaca-Blinder (1973), aplicando um modelo econométrico baseado na equação de rendimentos de Mincer (1974). Os resultados apontaram evidências de que a desigualdade salarial no mercado de trabalho possa ser explicada por diferença de atributos produtivos e pelo peso do componente da discriminação racial. No terceiro ensaio, o objetivo foi analisar o efeito das Políticas de Ações Afirmativas para negros e pobres nas universidades públicas, tendo como variável de impacto a nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2015. Identificar o impacto da política significa, avaliar os efeitos do programa sobre a população alvo, tendo a intenção de estabelecer uma relação de causalidade entre a aplicação da política e as alterações nas condições sociais. Utilizou-se o método quase experimental como estratégia para construir o grupo de tratamento, com auxílio de técnicas econométricas, levando em consideração algumas variáveis observáveis que entram no modelo como variáveis de controle, como: sexo, idade, raça, escolaridade da mãe, escolaridade do pai, trabalho, recebe bolsa, horas de estudos e pessoas moram. Os resultados encontrados evidenciam que as políticas de ações afirmativas possuem o efeito em elevar o desempenho dos estudantes cotistas, quando comparados aos não cotistas.
This thesis is composed of three essays on education, racial inequalities and affirmative action policies. In the preparation of statistical tests and model estimates, the following microdata were used: National Household Sample Survey (PNAD) of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) for 2014, National Student Performance Examination (ENADE) of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) for the years 2015 and 2017. The first essay sought to find evidence of the effect of the family background as a determining component for the success of individuals. The study investigated the effect of family origin composed of variables such as family monthly income and the history of parents' schooling on the performance of students in the National Student Performance Examination (ENADE). For this, the model of simultaneous equations was estimated, combining with the procedures adopted by Klein and Vella (2010). The results show that the family background exerts a great influence on student performance. In the second essay, we sought to investigate the different factors that explain the income gap between blacks and whites in the Brazilian labor market.Using the Oaxaca-Blinder decomposition (1973) applying an econometric model based on the income equation of Mincer (1974). The results showed evidence that wage inequality in the labor market explained by differences in productive attributes and by the weight of the component of racial discrimination. In the third essay, the objective was to analyze the effect of Affirmative Action Policies for blacks and poor people in public universities, having as impact variable the students' score in the National Student Performance Examination (ENADE) in the year 2015. Identify the impact of the policy means assessing the effects of the program on the target population and intends to establish a causal relationship between policy implementation and changes in social conditions. The quasi-experimental method was used as a strategy to construct the treatment group, with the aid of econometric techniques, taking into account some observable variables that enter into the model as control variables, such as sex, age, race, mother's education, schooling work, receive scholarship, study hours and people live. The results show that affirmative action policies have the effect of raising the performance of quota students, when compared to non-quota holders.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15859
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000496022-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,42 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.