Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/16463
Type: masterThesis
Title: Investigando a reprovação e o abandono escolar no ensino secundário geral em Moçambique: um estudo de caso no colégio marista de Manhiça
Author(s): Maceia, Felizardo Vasco Domingos
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2019
Keywords: EVASÃO ESCOLAR
REPROVAÇÃO ESCOLAR
MOÇAMBIQUE
EDUCAÇÃO
Abstract: O presente estudo tem como objetivo investigar, na perspectiva dos professores, as causas e fatores que concorrem para a reprovação escolar, e eventual abandono dos alunos do 10º e 12º anos de escolaridade do Ensino Secundário Geral. O estudo poderia ser considerado no âmbito nacional, visto que o que ocorre no locus de estudo é o mesmo que acontece nas demais províncias do país. O estudo de caso foi no Colégio Marista de Manhiça, onde realizei uma análise de cunho qualitativo e exploratório. A fim de direcionar os esforços da investigação, adotamos como questão norteadora: “Quais seriam as causas e fatores, na percepção dos professores do ensino secundário geral da Escola Marista de Manhiça, que concorrem para a reprovação escolar e eventual abandono dos alunos moçambicanos que frequentam o 10º e 12º anos de escolaridade?” O estudo trabalhou com um total de 31 (trinta um) sujeitos da mesma categoria sócio- profissional (professores) que lecionam no 10º e 12º anos na escola. Os achados reforçam o que a teoria aponta relacionada aos índices de reprovação, a qual é entendida como um fenômeno mundial de longa data. Moçambique não se exclui dessa problemática. Observei também, que a repetência passou a ser aceita por todos os agentes das escolas como um processo “natural”.Esse fato que implica uma cultura de “aceitação”, muito preocupante visto que a repetência tende a provocar novas reprovações, levando ao fracasso escolar, o que contraria a ideia de que repetir o ano escolar ajudaria o aluno a progredir nos estudos conforme o referencial utilizado. Segundo os dados apurados, fatores corroboram para a reprovação e consequente evasão escolar, no lócus pesquisado: infraestrutura física e tecnológica, formação e motivação docente, questões relacionadas ao tipo de material didático, deslocamento em longas distância de discentes e docentes, e os aspectos culturais associados a gênero. Moçambique possui uma cultura consolidada acerca do formato de oferta da Educação oriunda de um sistema educacional que sofreu rupturas e adaptações por conta de crises sociais e, por ser uma país em desenvolvimento. Assim sendo, apresenta, no atual estágio de consolidação, os problemas- -padrão elencados na literatura.
The present study aims to investigate, from the perspective of teachers, the causes and factors that contribute to school failure, and the eventual abandonment of students in the 10th and 12th years of secondary school education. The study could be considered at the national level, since what occurs in the study locus is the same as in the other provinces of the country. The case study was carried out at the Marist College of Manhiça, where we performed a qualitative and exploratory analysis. In order to direct the research efforts, we adopted as a guiding question: "What are the causes and factors, in the perception of the general secondary school teachers of the Marist School of Manhiça, which contribute to the school failure and eventual abandonment of the Mozambican students who attend the 10th and 12th years of schooling?” The study worked with a total of 31 (thirty one) subjects of the same sócio-professional category (teachers) who teach in grades 10 and 12 at school. The findings reinforce what the theory points to relate to failure rates, which is understood as a long-standing worldwide phenomenon. Mozambique is not excluded from this problem.I also noted that repetition has come to be accepted by all school agents as a "natural" process. This fact implies a culture of "acceptance", which is very worrying since the repetition tends to provoke new disapprovals, leading to school failure, which runs counter to the idea that repeating the school year would help the student to progress in the studies according to the referential used. According to the data, factors corroborate to the disapproval and consequent school dropout, in the researched locus: physical and technological infrastructure, teacher training and motivation, questions related to the type of didactic material, long distance of students and teachers, and cultural aspects associated with gender. Mozambique has a consolidated culture about the educational offer format that comes from an educational system that has suffered ruptures and adaptations due to social crises and, as a developing country. Thus, it presents, in the current stage of consolidation, the standard problems listed in the literature.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16463
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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