Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16467
Tipo: doctoralThesis
Título: Do sacrifício a "pena dos modernos": como a ideia cristã de pena moldou o direito penal no ocidente
Autor(es): Barbosa, Milton Gustavo Vasconcelos
Orientador: Gauer, Ruth Maria Chittó
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
PENA (DIREITO)
DIREITO PENAL
Resumen: O presente trabalho analisa as transformações das formas punitivas nos países ocidentais, tendo como ponto central a influência do pensamento cristão nesse processo. A hipótese central aqui apresentada é a de que o antissacrificialismo cristão foi a ideia que serviu de substrato à lenta substituição do sacrifício pela pena no sentido moderno. Nesse sentido, abordam-se sucintamente as três formas de resolução de conflitos na esfera criminal, quais sejam, o sacrifício, o talião e a pena, buscando critérios para diferenciá-las. Posteriormente, demonstra-se que os aspectos diferenciadores da pena moderna, em relação ao sacrifício e ao talião, estavam abundantemente presentes no pensamento de autores cristãos da Antiguidade à Idade Média. Por fim, conclui-se que a presença constante da defesa desses fatores de diferenciação em autores cristãos de períodos absolutamente distintos, e sua aparente ausência em autores do mundo antigo, assinalam a relevância da influência do cristianismo na fundação da pena nos moldes conhecidos hodiernamente. A pertinência do trabalho se verifica na medida em que se busca, por seu intermédio, esclarecer equívocos históricos incansavelmente repetidos acerca do tema proposto e explicitar a contribuição do pensamento cristão na formação da concepção de pena moderna. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de delineamento tanto bibliográfico quanto documental.
This study analyzes the transformations of the punitive types in Western countries, focusing on the influence of Christian thought in this process. Its main hypothesis is that Christian anti-sacrificialism was the idea from which the slow replacement of sacrifice by the modern model of punishment has derived. In this sense, the three forms of conflict resolution in the criminal sphere, namely, sacrifice, talion and “punishment”, were approached, in search of criteria to differentiate them. Further, it was demonstrated that the differentiating aspects of the modern penalty, regarding the sacrifice and talion, were abundantly present in Christian authors’ writtings from the Ancient to the Middle Ages. Finally, it was concluded that the continuous defense of these differentiation factors, in Christian authors of absolutely distinct periods, and their apparent absence in authors of the ancient world, point out the relevance of the influence of Christianity in the foundation of punishment as it is conceived in nowadays. This study’s relevance is verfied to the extent that it seeks, through it, to clarify historical misconceptions tirelessly repeated about the proposed theme and, moreover, to explain the contribution of Christian thought in the formation of the conception of modern pen. This research is oriented by the exploratory method, with both bibliographic and documentary research.
El presente trabajo analiza las transformaciones de las formas punitivas en los países occidentales, teniendo como punto central la influencia del pensamiento cristiano en ese proceso. La hipótesis central aquí presentada es que el antisacrificialismo cristiano fue la idea que sirvió de sustrato a la lenta sustitución del sacrificio por la pena en el sentido moderno. En ese sentido, se abordan sucintamente las tres formas de resolución de conflictos en la esfera criminal, cuáles son, el sacrificio, el talón y la pena, buscando criterios para diferenciarlas. En seguida, se demuestra que los aspectos diferenciadores de la pena moderna, en relación al sacrificio y al talión, estaban abundantemente presentes en el pensamiento de autores cristianos de la antigüedad al medievo. Por último, se concluye que la presencia constante de la defensa de estos factores de diferenciación en autores cristianos de períodos absolutamente distintos, y su aparente ausencia en autores del mundo antiguo, señalan la relevancia de la influencia del cristianismo en la fundación de la pena en los moldes conocidos de manera moderna. La importancia del trabajo se verifica en la medida en que se busca, por su intermedio, esclarecer equívocos históricos incansablemente repetidos acerca del tema propuesto y explicitar la contribución del pensamiento cristiano en la formación de la concepción de la pena moderna. Se trata de una investigación exploratoria, de delineamiento tanto bibliográfico y documental.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16467
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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