Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16497
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dc.contributor.advisorMoura, Cláudia Peixoto de
dc.contributor.authorBecker, Gustavo Eugênio Hasse
dc.date.accessioned2020-01-10T12:01:43Z-
dc.date.available2020-01-10T12:01:43Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16497-
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivos mapear a produção literária e acadêmica de relações públicas no Brasil, assim como compreender as abordagens sobre o tema opinião pública na referida produção. Uma consulta junto a cinco bibliotecas universitárias, à Fundação Biblioteca Nacional e a oito programas de pós-graduação stricto sensu ocorreu para a coleta de dados em livros e teses que contivessem em seu título ou subtítulo o sintagma relações públicas e que, em seu conteúdo, abordassem o tema opinião pública. Sustentada por procedimentos metodológicos característicos da análise textual discursiva (MORAES, 2002), a pesquisa encontrou vinte livros e seis teses que discorreram sobre opinião pública, contemplando o propósito estabelecido. O estudo possibilitou a identificação de fragmentos de texto com abordagem sobre opinião pública que foram distribuídos entre sete categorias emergentes da investigação, a saber: opinião pública contextualizada; opinião pública como instância de mando, tomada de decisão e de julgamento; opinião pública resultante da ação dos meios de comunicação e de outros artefatos; opinião pública resultante de um processo psicossocial; opinião pública resultante de um processo coletivo, não unânime; opinião pública resultante de um processo internacional/mundial; e opinião pública e a ação de relações públicas.A análise destes achados, à luz das escolhas teóricas fundamentadas em Tarde (2005), Maquiavel (1977), Childs (1964) e Augras (1970), oportunizou o surgimento das seguintes compreensões: uma significativa parcela das produções analisadas atribui aos meios de comunicação o poder de formar e influenciar a opinião pública e, numa relação direta com esta constatação, confirmam-se as percepções de que, atualmente, a opinião pública se constitui num processo internacional/mundial; em quase a metade dos livros nos quais há menção à opinião pública observa-se a repetição de conceitos; as teses são encontradas em apenas um programa de pós-graduação stricto sensu no país, com produções que abordam opinião pública; o autor brasileiro Cândido Teobaldo de Souza Andrade foi o que mais escreveu sobre opinião pública na área de relações públicas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to map the literary and academic production of public relations in Brazil, as well as to understand the approaches on the subject of public opinion in that production. A consultation with five university libraries, the Fundação Biblioteca Nacional, and eight stricto sensu graduate programs took place to collect data in books and theses that contained in their title or subtitle the phrase public relations and, in their content, address public opinion. Supported by methodological procedures characteristic of discursive textual analysis (MORAES, 2002), the research found twenty books and six theses that addressed public opinion, contemplating the established purpose. The study allowed the identification of text fragments with public opinion approach that were distributed among seven emerging research categories, namely: contextualized public opinion; public opinion as an instance of command, decision making and judgment; public opinion resulting from the action of the media and other artifacts; public opinion resulting from a psychosocial process; public opinion resulting from a collective unanimous process; public opinion resulting from an international/world process; and public opinion and public relations action.The analysis of these findings, in the light of the theoretical choices based on Tarde (2005), Machiavelli (1977), Childs (1964) and Augras (1970), led to the emergence of the following understandings: a significant portion of the analyzed productions attributes to the media the power to form and influence public opinion and, in a direct relationship with this finding, confirms the perceptions that public opinion is currently an international/world process; in almost half of the books in which public opinion is mentioned, the repetition of concepts is observed; the theses are found in only one stricto sensu graduate program in the country, with productions that address public opinion; Brazilian author Cândido Teobaldo de Souza Andrade wrote the most about public opinion in the public relations area.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPESQUISA DE DADOSpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleA opinião pública na produção literária e acadêmica de relações públicas no Brasil: 1960-2019pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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