Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16613
Tipo: masterThesis
Título: Abordagens da comunicação nas organizações educacionais : o prêmio gestão de comunicação
Autor(es): Fernandes, Carine
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Prêmio Gestão de Comunicação do Sinepe/RS e se propõe a discutir sobre as abordagens da comunicação presentes na referida premiação, por meio do seu regulamento, evidenciar as abordagens da comunicação assumidas pelas organizações educacionais a partir dos projetos vencedores, bem como entender como as práticas discursivas do Prêmio legitimam os projetos de comunicação das organizações de ensino participantes. Como abordagem teórico-metodológica, optamos pela Hermenêutica em Profundidade (THOMPSON, 2011), valendo-nos das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008) e Análise de Discurso (CHARAUDEAU, 2008). Para respondermos às questões de pesquisa e atender aos objetivos propostos definimos categorias de análise considerando a abordagem de comunicação de França (2001, 2006) com base em Mead (1968), o modelo de interação comunicacional dialógica (OLIVEIRA, 2008), a dimensão instrumental (KUNSCH, 2016), bem como as concepções de distinção e de dispositivo (BOURDIEU, 2001; FOUCAULT, 2009; AGAMBEM, 2009). Autores como Scroferneker (2006, 2012, 2016), Oliveira (2008) Kunsch (2016), Oliveira e Paula (2008) e Lima (2008) nos auxiliaram na discussão sobre o esgotamento do paradigma instrumental.Chanlat (2010), Srour (2012) e Wheatley (2006), contribuíram para o nosso entendimento de organizações. Ainda, Libâneo (2008), Bourdieu e Passeron (2013), Luck (2009), Nóvoa (1992), Pessanha e Silva (2009) e Dreher (2008) nos aproximaram das organizações educacionais. A partir das categorias de análise “comunicação instrumental” (KUNSCH, 2016) e “comunicação interacional” (OLIVEIRA, 2008), evidenciamos que o Prêmio Gestão de Comunicação, enquanto dispositivo (FOUCAULT, 2009), e por meio do seu regulamento, pautado por uma visão instrumental, tem a intenção de instruir/orientar as escolas associadas no que tange à submissão de projetos. Esta análise corrobora com essa afirmação, dado que os projetos vencedores em 2015, 2016 e 2017 apresentam, na maioria de suas práticas, a perspectiva instrumental da comunicação.
This research has as an object of study the Prêmio Gestão de Comunicação do Sinepe/RS (Communication Management Award of Sinepe / RS) and proposes to discuss about the communication approaches presented in the referred event, through its regulation, to highlight the communication approaches taken by educational organizations from the projects winners, as well as understanding how the Award's discursive practices legitimize the communication projects of the educational organizations. As a theoretical-methodological approach, we have opted for Depth Hermeneutics (THOMPSON, 2011), using bibliographic and documentary methods of research (GIL, 2008) and Theory of Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 2008). In order to answer the research questions and meet the proposed objectives, we have defined some categories of analysis considering the communication approach of France (2001, 2006) based on Mead (1968), the models of dialogical communication interaction (OLIVEIRA, 2008), the instrumental dimension of communication (KUNSCH, 2016), as well as the concepts of distinction and device (BOURDIEU, 2001; FOUCAULT, 2009;AGAMBEM, 2009).Authors like Scroferneker (2006, 2012, 2016), Oliveira (2008) Kunsch (2016), Oliveira e Paula (2008) e Lima (2008) helped us in the discussion about the exhaustion of the instrumental paradigm. Chanlat (2010), Srour (2012) e Wheatley (2006), contributed to our understanding of organizations. Furthermore, Libâneo (2008), Bourdieu and Passeron (2013), Luck (2009), Nóvoa (1992), Pessanha e Silva (2009) and Dreher (2008) brought us closer to educational organizations. From the “instrumental communication” analysis categories (KUNSCH, 2016) and “interactional communication” (OLIVEIRA, 2008), we confirmed that the Communication Management Award, as a device (FOUCAULT, 2009), and through its regulation, guided by an instrumental vision, it has the intention of instructing / guiding the associated schools regarding the submission of projects. This analysis corroborates this statement, given that the winning projects in 2015, 2016 and 2017 presented, in most of their practices, the instrumental perspective of communication.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16613
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