Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16859
Tipo: doctoralThesis
Título: The dynamics between innovation and internationalization for SMEs: six case studies' analysis of their strategic decision-making process
Autor(es): Antonio, Paloma
Orientador: Espartel, Lélis Balestrin
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: MARKETING INTERNACIONAL
INOVAÇÃO
PEQUENAS EMPRESAS - ADMINISTRAÇÃO
MÉDIAS EMPRESAS - ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo: Os movimentos da globalização expandiram as fronteiras dos mercados para empresas do mundo todo (CZINKOTA; SAMLI, 2007), proporcionando novas oportunidades de negócios e desafios mas também aumentando o nível de competição para players globais assim como para empresas entrando em novos mercados (LOVE; ROPER, 2015). Pequenas e médias empresas têm características diferentes e enfrentam riscos diferentes comparado às grandes multinacionais nos seus processos de internacionalização (NASSIMBENI, 2001). A literatura acadêmica demonstrou que há uma ligação forte e positiva entre internacionalização e atividades de inovação de PMEs (GOLOVKO; VALENTINI, 2011; LOVE; ROPER, 2015), e estas estratégias estão relacionadas à sobrevivência e competitividade das empresas (REN; EISINGERICH; TSAI, 2015). Estudos na área de negócios internacionais e marketing internacional têm mensurado quantitativamente o impacto dessas duas estratégias, por vezes explorando como PMEs internacionalizadas têm mais acesso a diversas fontes de conhecimento que levam à ideias para inovação e outras vezes demonstrando como empresas inovadoras se aventuram em mercados diferentes, aumentando volumes de vendas e distribuindo os custos da inovação. Entretanto, estudos sobre inovação e internacionalização ainda carecem de atenção (REN; EISINGERICH; TSAI, 2015), e não exploraram a dinâmica entre elas especificadamente, observando o seu processo decisório. O objetivo do presente trabalho é compreender a natureza da interação entre decisões de internacionalização e inovação, como estratégias de crescimento para empresas médias.Um estudo de caso múltiplo de seis PMEs brasileiras foi desenvolvido na busca da compreensão de como essas empresas consideram o relacionamento entre inovação e internacionalização e como tomam essas decisões (de forma proativa, deliberada e formal ou reativo, solucionando problemas e flexível). A análise dos resultados apresentou doze proposições que destacam diversos aspectos importantes como: quando inovação e internacionalização são relacionadas, as empresas podem adotar processos decisórios diferentes para cada uma delas, deliberadamente buscando exportações e reagindo às necessidades de inovação, por exemplo. O processo decisório estratégico das empresas evolui de reativo para proativo, se a empresa percebe benefícios práticos provenientes da adoção da estratégia e desenvolve um mindset global. Além disso, pode usar um processo decisório formal e deliberado para estabelecer objetivos de longo prazo e mudar para um estilo mais flexível e adaptável para resolver situações inesperadas depois da implementação da estratégia. Esta tese visa contribuir para o entendimento dessas dinâmicas e processo decisório nas PMEs para que estas empresas possam tomar decisões mais eficientes e informadas, aumentando sua competitividade e sobrevivência nos mercados doméstico e estrangeiro.
Globalization movements have expanded the borders of markets for firms from all over the world (CZINKOTA; SAMLI, 2007), fostering new business opportunities and challenges but also increasing the level of competition for global players as well as firms entering new markets (LOVE; ROPER, 2015). Small and medium enterprises have different characteristics and face different risks compared to larger multinationals in their internationalization process (NASSIMBENI, 2001). Academic literature has demonstrated that there is a strong and positive link between internationalization and innovation activities of SMEs (GOLOVKO; VALENTINI, 2011; LOVE; ROPER, 2015), and these strategies are closely related to firm’s survival and competitiveness (REN; EISINGERICH; TSAI, 2015). Studies in the areas of international business and international marketing have been quantitatively measuring the impact of these two strategies, sometimes exploring how internationalized SMEs have more access to diverse sources of knowledge that lead to innovation insights and other times demonstrating how innovative companies self-select to enter different markets, increasing sales volumes and distributing the innovation costs. However, innovation and internationalization studies still lack substance (REN; EISINGERICH; TSAI, 2015), and have not explored their dynamics specifically observing their decision-making process. The objective of the present work is to comprehend the nature of interaction between internationalization and innovation decisions, as growth strategies for medium companies.A multiple case study of six Brazilian SMEs have been developed in an attempt to comprehend how these firms consider the relationship between innovation and internationalization and how they make these strategic decisions (proactive, deliberate and formal or reactive, problem-solving and flexible). The analysis of the results presented twelve propositions highlighting several important aspects such as when innovation and internationalization are considered related, firms can adopt a different strategic decision-making process for each of them, deliberately chasing after exports and reacting to innovation needs, for example. Firms’ strategic decision-making process evolves from reactive to proactive, if the firm perceives practical benefits from the strategy adoption and develops a global mindset. Also, it can use a formal and deliberate decision process when establishing long term goals and shift to a more flexible and adaptable style to solve unseen situations after the strategy implementation. This thesis aims to contribute to the understanding of this dynamics and decision process in SMEs so that these firms can make more efficient and informed decisions, increasing their competitiveness and survival in domestic and foreign markets.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16859
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