Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16871
Tipo: doctoralThesis
Título: O design pedagógico para um curso de português como língua adicional para fins acadêmicos
Autor(es): Andrighetti, Graziela Hoerbe
Orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: LÍNGUA ADICIONAL
PORTUGUÊS - ENSINO
LINGUÍSTICA
Resumen: Partindo de uma perspectiva de uso social da linguagem, que se dá sempre de forma dialógica e situada, e entendendo práticas letradas como construções sociais, culturalmente situadas, nesta tese, apresento uma proposta de design pedagógico para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para fins acadêmicos que busca promover aos estudantes possibilidades ampliadas de lidar com a diversidade de textos que se coloca a eles na esfera acadêmica. Para tanto, analisei um roteiro didático desenhado para um curso voltado ao trabalho com gêneros acadêmicos – que é ofertado a estudantes realizando intercâmbio em uma universidade estadual no Sul do Brasil – e uma disciplina direcionada ao ensino de leitura e escrita acadêmica, ofertada a estudantes intercambistas em nível de pós-graduação em uma universidade privada do Sul do Brasil, buscando verificar de que forma eles oportunizavam o trabalho com os textos acadêmicos por uma perspectiva social de uso da linguagem, propiciando um trabalho de leitura e escrita que atendesse ao que os discentes precisavam fazer em suas rotinas na universidade.Com base nas análises desenvolvidas, é possível afirmar que o design de um curso de PLA para fins acadêmicos comprometido em auxiliar os estudantes em suas demandas acadêmicas precisa partir da diversidade de textos que se coloca aos alunos nas atividades em que se inserem no mundo acadêmico, contemplando as singularidades das condições de produção desses textos e observando também os modos específicos que se estabelecem para lidar com tais textos. Além disso, por ser o português uma língua adicional a esses alunos, as especificidades de uso da língua materna e da língua adicional precisam ser consideradas nos textos que produzem em português, trazendo para a discussão percepções sensíveis, não apenas com relação ao código, mas também com relação às questões culturais, envolvendo os modos de fazer nessas línguas e a implicações possíveis, bem como diferenças e estranhamentos relacionados a esses usos que possam ser trazidos aos estudantes na compreensão e no uso de textos acadêmicos. Também precisam ser consideradas as especificidades das linguagens acadêmicas de cada área em textos na língua materna e na língua adicional.
Considering a perspective of social usage of language, which always occurs in a dialogical and situated way, and understanding literate practices as culturally situated social constructions, this research presents a pedagogical design proposal for the teaching of Portuguese as Additional Language for academic purposes that seeks to provide students with increased possibilities to deal with the diversity of texts that are found in the academic sphere. In order to do so, I analyzed a didactic script designed for a course aimed at working with academic genres, which is offered to undergraduate and graduate students doing an exchange program at a state university in the south of Brazil, and a course aimed at teaching academic reading and writing, offered to graduate exchange students at a private university also located in the south of Brazil. In these analyses, the purpose was to verify how these courses promoted the work with academic texts through a social perspective of language use, providing a reading and writing work that met what the students needed to do in their university routines.Based on the analysis, it is possible to state that the design of an PAL course for academic purposes committed to assisting students in their academic demands needs to consider the diversity of texts that are presented to students in the activities in which they are inserted in the academic world, considering the singularities of the conditions of production of these texts and also observing the specific ways that are established to deal with such texts. Furthermore, since Portuguese is an additional language for these students, the peculiarities of using the mother tongue and the additional language need to be considered in the texts they produce in Portuguese, bringing to the discussion sensitive perceptions not only regarding the code, but also the ways of doing things in these languages, especially regarding the academic sphere.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16871
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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