Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17326
Tipo: masterThesis
Título: A study of teaching BDD in active learning environments
$$Bum Estudo Sobre O Ensino De Bdd Em Ambientes De Aprendizagem Ativa
Autor(es): Nascimento, Nicolas Pereira do
Orientador: Sales, Afonso Henrique Corrêa de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: ENGENHARIA DE SOFTWARE
ALGORITMOS
SOFTWARE - ANÁLISE DE DESEMPENHO
INFORMÁTICA
Resumo: Práticas de desenvolvimento de software que melhoraram a qualidade de software e ajudam times a desenvolver melhor de forma colaborativa tem recebido atenção da comunidade acadêmica. Entre estas técnicas, está o Behavior-Driven Development (BDD), uma metodologia de desenvolvimento que propõe que software seja desenvolvido focando principalmente em seu comportamento esperado. Sob o ponto de vista de ensino, introduzir BDD durante cursos de engenharia de software e/ou cursos de capacitação de desenvolvedores de software se tornou importante. Neste contexto, este estudo espera criar um corpo de conhecimento sobre os impactos de ensino de BDD em ambientes de aprendizagem ativa. Para realizar isso, fez-se: (i) uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), objetivando entender o estado-da-arte da literatura sobre este tópico; (ii) um painel de especialistas, para obter a opinião de especialistas em aprendizagem ativa sobre os possíveis efeitos de BDD nestes ambientes, (iii) uma survey com participantes de um curso de desenvolvimento de software que ensina através de aprendizagem ativa, para entender como fatores destes ambientes impactam a satisfação dos participantes, e (iv) um estudo de caso dos efeitos de ensinar e usar BDD em ambientes de aprendizagem ativa, para avaliar os efeitos de BDD nestes ambientes.Resultados obtidos indicam que (i) há uma lacuna de estudos sobre o assunto de ensino de BDD em ambientes de aprendizagem ativa, (ii) que especialistas em aprendizagem ativa possuem mais opiniões positivas acerca do ensino de BDD nestes ambientes, (iii) que a duração de uma atividade, composição e tamanho de times podem impactar a satisfação de alunos em ambientes de aprendizagem ativa e (iv) que BDD pode ter resultados positivos, como um aumento na colaboração entre times, e resultados negativos, como dificuldades na escrita de testes unitários. Conclui-se que BDD possui mais resultados positivos do que negativos e apresenta-se um corpo de conhecimento sobre BDD em ambientes de aprendizagem ativa. Este corpo de conhecimento oferece insights sobre BDD nestes ambientes. Entretanto, generalização destes resultados requer mais pesquisas.
Software development practices which enhance software quality and help teams better develop collaboratively have received attention by the academic community. Among these techniques is Behavior-Driven Development (BDD), a development method which proposes software to be develop focusing primarily on its expected behavior. From a teaching standpoint, introducing BDD during software engineering classes and/or training courses for software developers has become important. In this context, this study aims at creating a body of knowledge regarding the impacts of teaching BDD in active learning environments. In order to achieve this, we have performed: (i) a Systematic Literature Review (SLR), aiming at understanding state-of-the-art literature regarding this topic; (ii) an expert panel, to obtain active-learning expert’s opinion about the possible effects of BDD in these environments, (iii) a survey with participants in a software development course which teaches through active learning, to understand how factors from these environments impact participant satisfaction, and (iv) a case study of the effects of teaching and using BDD in an active learning environment, to assess the effects of BDD in this environment.Our results indicate that (i) there is a gap of studies regarding the matter of teaching BDD in active learning environment, (ii) that active-learning experts have more positive feelings towards teaching BDD in active learning environments, (iii) that an activity duration, team size and composition can have an impact on students perception in active learning environments, and (iv) that BDD can have positive impacts, such as an increase in collaboration among teams, and negative impacts, like difficulties in writing unit tests. We concluded that BDD has more positive than negative outcomes and we present a body of knowledge regarding BDD in active learning environments. This body of knowledge offers valuable insights regarding BDD in such environments. However, generalization of these results requires further research.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17326
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