Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17723
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dc.contributor.advisorIbaños, Ana Maria Tramunt-
dc.contributor.authorCardoso, Nathália Fraga-
dc.date.accessioned2021-08-10T12:15:34Z-
dc.date.available2021-08-10T12:15:34Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17723-
dc.description.abstractO fenômeno Fake News tem permeado e maculado grandes eventos em todo o mundo, afetando a compreensão da sociedade sobre o que é verdadeiro e o que não é. Durante a pandemia Covid-19, o mundo enfrentou não apenas dificuldades no combate ao vírus, mas também foi bombardeado com desinformação publicada em plataformas online. O presente estudo tem como objetivo demonstrar como foi veiculada a pandemia de Covid-19 em 2020 no Reino Unido, por meio de reportagens publicadas no site Politicalite.com. O tema é entender a linguagem do Fake News e como eles têm o poder de criar conceitos nas imagens do público. Apresenta-se inicialmente um referencial teórico sobre Jornalismo e Notícias Falsas, seguido dos fundamentos teóricos da semântica cognitiva, referencial linguístico desta pesquisa. Destaca-se a Teoria dos Conceitos do Protótipo, em especial a representação da rede radial, que inspirou os mapas mentais apresentados nesta dissertação. Na metodologia, são analisados sintagmas nominais de quinze peças recuperadas do site. Este material deve ser categorizado em três construções conceituais: China, Lockdown e Vacina. Após a seleção, os sintagmas nominais são constituídos em mapas mentais, a fim de permitir a visualização da forma completa da construção conceitual do que esses três componentes representam para o site. Em seguida, há uma avaliação dos resultados, e a conclusão aponta para a China como a vilã da pandemia, Lockdown como um conceito mortal e Vacina como a salvação para o Reino Unidopt_BR
dc.description.abstractThe Fake News phenomenon has permeated and tainted major events worldwide, affecting society’s understanding of what is true and what is not. During the Covid-19 pandemic, the world faced not only difficulties in fighting the virus but was also bombarded with misinformation published in online platforms. The present study aims to propose an outline of how the pandemic of Covid-19 in 2020 in the United Kingdom was displayed, through news articles published in the website Politicalite.com. The theme is to understand the Fake News language, and how they hold the power to create concepts in the audience’s imagery. A theoretical background on Journalism and Fake News is firstly presented, followed by the theoretical foundations of cognitive semantics, the linguistic framework in this research. The Prototype Theory of concepts is highlighted, especially the radial network representation, which inspired the mind maps displayed in this dissertation. In the methodology, noun phrases from fifteen pieces retrieved from the website are analyzed. This material shall be categorized into three conceptual constructions: China, Lockdown and Vaccine. After the selection, the noun phrases are comprised in mind maps, in order to fully visualize the conceptual construction of what these three components represent for the website. Next, there is an assessment of the results, and the conclusion points to China as the villain in the pandemic, Lockdown as a deadly concept and Vaccine as the salvation for the UK.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSEMÂNTICApt_BR
dc.subjectCOGNIÇÃOpt_BR
dc.subjectDOENÇA POR COVID-19pt_BR
dc.subjectFAKE NEWSpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.titleMisconstruction of Covid-19: an analysis of semantic concepts created by fake newspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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