Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/18621
Tipo: doctoralThesis
Título: Sobre não dançar só: a educação entre as mulheres de corpos vivos na prática de um carnaval de rua
Autor(es): Bauermann, Laura
Orientador: De la Fare, Mónica
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: DANÇA - ASPECTOS SOCIAIS
MULHERES - ASPECTOS SOCIAIS
CARNAVAL - ARTE
EXPRESSÃO CORPORAL
CORPO (FILOSOFIA)
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta tese buscou compreender, em termos de educação, o envolvimento em fazer/criar/produzir dança das mulheres adultas que estão vinculadas a uma prática cultural e artística pelo bloco de carnaval de rua Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só. Com o desenvolvimento da pesquisa, emerge a questão central: como acontece o processo educativo, a partir do corpo em dança, entre as mulheres do bloco? Para acercar tal problema, objetivou-se, de modo geral, a investigação das particularidades de um processo educativo pela abordagem viva de uma prática de dança entre mulheres em um bloco carnavalesco de rua. Os objetivos específicos foram: analisar o processo educativo que se desenvolve pela abertura aos aspectos próprios das práticas culturais, como o carnaval, e compreender – pela contribuição de abordagens que teorizam sobre o soma, a estética e a experiência – como se desenvolve tal educação. A pesquisa está apresentada a partir de uma introdução e três movimentos consecutivos – um a cada capítulo – com implicações metodológicas e reflexivas.O primeiro movimento está centrado no trabalho de campo empírico inspirado pela observação participante, ao longo dos anos de 2017 a 2019, nos espaços de encontro do bloco carnavalesco referido, exclusivamente feminino, atuante na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O segundo movimento aponta a busca pela consideração corporal em educação a partir do entrelaçamento dos conceitos de educação, estética, experiência e corpo. O terceiro movimento compreende a análise de campo e a interlocução dos registros do caderno de campo com as teorizações investigadas, que emergem como reflexões em educação sobre: a sensibilização, desde o repertório do bloco, pela perspectiva somática; o fazer poético desde o corpo; e a experiência em dançar como ocupação do espaço. Em seguida, a tese desenvolve-se ainda pelo quinto capítulo, que expõe uma argumentação para considerar o corpo vivo como guia dessa pesquisa em educação. E encerra-se pelas conclusões, apresentando uma breve atualização reflexiva acerca da educação a partir do corpo vivo na experiência da situação pandêmica, bem como a percepção da coletivização da pesquisa no seio do doutoramento.
This thesis aimed at understanding, in terms of education, the involvement in making/creating/producing dance among adult women who are connected in a cultural and artistic practice by the street carnival parade group “Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só”. With the development of the research, the central question emerges: how does the educational process take place, from the body in dance, between the women of the street carnival parade group? To tackle such question, one had as general objective the investigation of the particularities of an educational process through the living approach of a dance practice among women in a street carnival parade group. As specific objectives: analyzing the educational process that develops through the opening to the particular aspects of the cultural practices such as carnival, and understanding – through the contribution of approaches that theorize on the soma, the aesthetics and the experience – how such education develops. The research is presented, initially, from an introduction and three consecutive movements with methodological and reflexive implications.The first movement is centered on the empirical fieldwork inspired since the participant observation over the years 2017 to 2019 at the meeting places of the aforementioned carnival parade group, exclusively feminine, active in the city of Porto Alegre, RS. The second movement points to the search for the consideration of the body in education from the intertwining of the concepts of education, aesthetics, experience and body. The third movement comprehends the field analysis and the interlocutions between the registers on the fieldwork notebook and the theorizations investigated that emerge as reflections on education about: the sensitization since the repertoire of the parade group through the somatic perspective; the poetic doing since the body; and the experience in dancing as occupation of space. Next, the thesis develops through the fifth chapter that exposes an arguing to consider the living body as guide of this research in education. And it finishes through the conclusions, presenting a brief reflexive update on education from the living body in the experience of the pandemic situation; as well as the perception of the collectivization of the research at the core of the doctorate.
URI: https://hdl.handle.net/10923/18621
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000500793-Texto+completo-0.pdfTexto completo4,68 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.