Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/19495
Tipo: doctoralThesis
Título: Os impactos da tomada de decisão baseada em dados sobre o trabalho dos professores: uma pesquisa-ação usando o data wise improvement process
Autor(es): Korman, Rafael Faermann
Orientador: Santos, Bettina Steren dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO
Resumo: O uso de diversos tipos de dados na tomada de decisão educacional se tornou uma poderosa força na busca pela melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é essencial entender que dados não são apenas números, mas um conjunto de evidências de aprendizagem originadas desde o trabalho em sala de aula até as conversas entre professores sobre sua atividade, e que existe um papel exercido pelo ambiente de trabalho sobre como se dá a prática com o uso de dados, influenciando as relações sociais entre os colaboradores. O objetivo desse trabalho foi avaliar quais os impactos que têm a aplicação do Data Wise Improvement Process (DWIP) no trabalho do professor de uma escola privada de ensino básico. O método de pesquisa foi uma pesquisa-ação com uma equipe de seis colaboradores, três professores de matemática do Ensino Médio e três colaboradores do setor de Tecnologia Educacional (TE). Na coleta de dados foram realizadas entrevistas iniciais com cada participante; foi feita a descrição do processo de melhoria; foram aplicados questionários sobre a aprendizagem do processo de melhoria; e foram realizadas entrevistas finais com cada membro da equipe, após a finalização do processo. Na análise dos dados, foram transcritas as gravações das entrevistas e das reuniões da equipe, aplicando-se a técnica da análise de conteúdo e codificando-se os temas mais relevantes.Os resultados mostraram que o objetivo geral dessa tese foi cumprido. Os envolvidos conseguiram compreender o processo de implantação da tomada de decisão baseada em dados na escola, a partir da vivência do DWIP, demonstrando um entendimento de cada uma de suas etapas e definindo, juntos, o seu problema de investigação e plano de ação. Percebeu-se que, antes da pesquisa, os participantes pouco utilizavam dados em seu trabalho, pois entendiam que estes estavam relacionados somente com estatística e trabalhos acadêmicos. Entendeu-se que os professores perceberam o seu trabalho como solitário e que o DWIP abre novas possibilidades para o trabalho colaborativo. Nesse sentido, os participantes revelaram como os protocolos bem estruturados contribuíram para que as pessoas trabalhassem juntas de um modo mais efetivo e para que perdessem o medo de sair de suas zonas de conforto, sem o temor de serem julgados ou culpados, assumindo uma postura de responsabilização individual e coletiva. Por fim, foram apontadas implicações para futuros trabalhos para auxiliar na implantação do DWIP com outras equipes desta e de outras escolas.
The use of various types of data in educational decision making has become a powerful force in the search for improving student learning. In this sense, it is essential to understand that data are not only numbers, but a set of learning evidence stemming from classroom work to conversations between teachers about their activity, and that there is a role played by the work environment on how the practice takes place with the use of data, influencing social relationships among employees. The objective of this work was to evaluate the impacts that the application of the Data Wise Improvement Process (DWIP) has on the work of the teachers of a private elementary school. The research method was an action research with a team of six collaborators, three high school mathematics teachers and three employees from the Educational Technology (TE) sector. In the data collection, initial interviews were conducted with each participant; a description of the improvement process was made; questionnaires were applied on learning the improvement process; and final interviews were conducted with each team member after the completion of the process. In the data analysis, the recordings of the interviews and team meetings were transcribed, applying the technique of content analysis and coding the most relevant themes. The results showed that the overall objective of this thesis was fulfilled.Those involved were able to understand the process of implementing data-based decision-making at school, from the experience of DWIP, demonstrating an understanding of each of its stages and defining, together, its research problem and action plan. I7777777t was noticed that, before the research, the participants used little data in their work, because they understood that they were related only to statistics and academic papers. It was understood that the teachers perceived their work as solitary and that the DWIP opens new possibilities for collaborative work. In this sense, the participants revealed how well-structured protocols contributed to people working together more effectively and to lose the fear of leaving their comfort zones, without the fear of being judged or guilty, assuming a posture of individual and collective accountability. Finally, implications for future work were pointed out to assist in the implementation of the DWIP with other teams of this and other schools.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19495
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000501172-Texto+completo-0.pdfTexto completo4,21 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.